Morreu o Papa emérito Bento XVI na manhã deste sábado (31), aos 95 anos. A notícia foi dada pelo Vaticano.
“Com pesar, anunciou que o papa emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 (horário local), no mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano. Mais informações serão fornecidas assim que for possível”, disse Matteo Bruni, o diretor do serviço de imprensa da Santa Sé, em comunicado.
Bento XVI era o alemão Joseph Ratzinger. Ele passou boa parte da infância e adolescência em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria.
Entrou para o seminário aos 12 anos e era fluente em diversas línguas, como grego e latim. Fez doutorado em teologia na Universidade de Munique e foi escolhido papa no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, que ocorreu naquele mesmo ano.
Ratzinger transitava com facilidade entre os conservadores e era um dos favoritos para a sucessão papal, ainda que não fosse oficialmente a sua vontade.
Com isso, Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar em 600 anos, em 2013. Na ocasião, a Igreja Católica se tornou alvo de escândalos com acusações de corrupção e pedofilia.
O velório aberto para o público está previsto para a próxima segunda-feira (2). O funeral, por sua vez, acontecerá na quinta-feira (5).
SAÚDE
Na sexta-feira (30), a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou um boletim atualizando sobre o estado de saúde de Bento XVI: “Na noite passada, o Papa emérito pôde repousar bem. Também ontem à tarde, participou da Santa Missa em seu quarto. No momento atual, a sua condição é estável.”
Pela tarde desta sexta, a Diocese de Roma organizou uma missa na Basílica de São João de Latrão para rezar por Bento XVI.
BENTO XVI
O nome Bento XVI foi adotado por ele visando se relacionar idealmente com o venerado pontífice Bento XV [Cardeal Giacomo della Chiesa]. foi o de Bento XVI.
“Pontífice Bento XV guiou a Igreja num período atormentado devido à Primeira Guerra Mundial”, explicou na ata da audiência geral, publicada no site oficial do Vaticano.