Xuxa foi condenada pelo Judiciário a pagar aproximadamente R$ 65 milhões por suposto plágio. As informações são do colunista Ancelmo Gois. O publicitário Leonardo Soltz acusa a apresentadora de plagiar seus personagens da ‘Turma do Cabralzinho’, que conta sobre a colonização do Brasil, na criação da ‘Turma da Xuxinha’ que narra a mesma história.
De acordo com ele, a loira usou seus personagens e os licenciou para criar uma linha de produtos, gerando ainda mais lucro para ela. O processo diz que, se não houver acordo para pagamento, Xuxa poderá ter seus bens penhorados.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o valor por meio de cálculos que consideraram a tiragem da revista e a venda de produtos com os personagens. Por ser uma decisão em 2ª instância, a defesa da apresentadora ainda pode apresentar recurso.
DESDE OS ANOS 2000
O caso teve início nos anos 2000 e, em 2012, Xuxa foi condenada em primeira instância a indenizar Soltz por plágio, tendo que pagar R$ 50 mil.
Segundo a sentença, os personagens da ‘Turma da Xuxinha’ copiaram, entre outras semelhanças, cor, forma, roupas e tamanhos dos personagens, além de palavras, como “Cabral”.
Leonardo Soltz processou a Xuxa Promoções e Produções Artísticas por violação aos direitos do autor e uso indevido de marca.
FUNERAL DE PELÉ
Após Kelly Nascimento, uma das filhas de Pelé, compartilhar nas redes uma foto do caixão do pai, Xuxa Meneghel comentou a publicação questionando a motivação de ter uma pessoa sorrindo durante o funeral.
Ao fundo do registro, onde era possível observar Edinho ajustando uma bandeira do Santos sobre o caixão do Rei do Futebol, uma senhora pode ser vista aos risos, o que desagradou a apresentadora que teve um relacionamento com Pelé.
“Que forte essa imagem… mas porque tem gente sorrindo?”, questionou Xuxa. O comentário feito por ela já recebeu cerca de 500 respostas, muitas das quais feitas por pessoas buscando explicar a motivação para o sorriso largo durante um momento triste.
“No velório da minha avó, eu e meus primos ficamos horas falando sobre infância, férias, festas de família. Várias vezes com risadas, nunca com desrespeito.No fim, era um agradecimento e uma homenagem”, comentou um internauta.
“Velório de idoso sempre é assim, todo mundo vai relembrando os velhos tempos e dando risadas do passado”, acrescentou outra pessoa. “Você não foi nem no velório e quer aparecer agora… fala sério”, apontou um terceiro perfil.