Depois de muitos anos batalhando por mais representatividade na televisão brasileira, a comunidade trans passou a ser abraçada pela TV Globo. Nos últimos anos, a emissora tem dado cada vez mais espaço para atores e atrizes transgênero. Alguns até se tornaram personagens de destaque em suas tramas.
Em celebração ao Dia da Visibilidade Trans, separamos uma listinha com algumas personalidades que participaram de produções da TV Globo nos últimos anos, deixando a comunidade trans cheia de orgulho.
Glamour Garcia
A atriz foi responsável por protagonizar um momento histórico na novela ‘A Dona do Pedaço’ após a personagem Britney se casar com Abel (Pedro Carvalho). No final da cerimônia, os dois deram um lindo beijo, este sendo o primeiro entre um homem cisgênero (pessoa que se identifica com o gênero que nasceu) e uma mulher trans em novelas.
Não acompanho a novela, mas sei que a atriz Glamour Garcia é uma mulher trans, assim como sua personagem. Acredito que essa foi a primeira vez que um beijo com uma pessoa trans foi exibido em uma novela do horário nobre. #ADonadoPedaco pic.twitter.com/l8Ci65MtNS
— Thiago Hanney (@thiagohanney) November 22, 2019
Bernardo de Assis
O ator foi destaque na novela ‘Salve-se Quem Puder’, de Daniel Ortiz. Ele também fez história ao protagonizar um beijo com a personagem de Renatinha, interpretada por Juliana Alves. Sua passagem pela trama marcou o início da participação de homens trans na teledramaturgia da emissora.
Gabrielle Joie
A jovem atriz esteve na novela ‘Bom Sucesso’, onde interpretou Michelly, uma adolescente transexual no universo escolar. “A história da transexualidade dela é muito lúdica e me agrada porque não tem a necessidade de levantar bandeira. Não que eu ache errado, acho super importante, mas mostrar que somos seres humanos. Mostrar que nossa vida não é só sofrimento“, detalhou ela para o programa ‘TV Fama’.´
Gabriela Loran
Conhecida por seu trabalho com ativismo nas redes sociais, a atriz estrelou recentemente a novela ‘Cara e Coragem’, interpretando Luana na trama. O trabalho na pele da personagem foi importante para Gabriela, que luta por mais espaço no mercado de trabalho.
“Quero problemáticas como as da Luana, que estava ao lado de uma personagem gigantesca (a Clarice, vivida por Taís Araújo). Auxiliando e sendo cúmplice dela, com uma participação decisiva na novela”, disse ela ao Gshow.
Carol Marra
Modelo, apresentadora e atriz, ela conta com um currículo repleto de trabalhos no mundo artístico e participou recentemente da novela ‘Quanto Mais Vida, Melhor”. Esta foi a primeira vez que a famosa interpretou uma mulher cisgênero. “É uma conquista. Tem ator gay que faz galã, lésbica que faz mocinha, por que trans só pode ser trans? Ator tem que contar histórias diferentes das suas”, disse ela ao jornal Extra.