Âncora do Bom Dia Brasil, Ana Paula Araújo ficou responsável por noticiar a morte de Gloria Maria e se emocionou durante o programa, na manhã desta quinta-feira (2).
“É com muita tristeza que nós informamos agora a morte da nossa colega, a jornalista Gloria Maria. Em 2019, a Gloria foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia; sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia também com êxito inicialmente”, começou ela.
“Em meados do ano passado, Gloria Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais, que infelizmente deixaram de fazer efeito esses tratamentos nos últimos dias. Gloria morreu esta manhã no hospital Copa Star, na zona sul do Rio”, seguiu Araújo.
Durante sua fala, a apresentadora pareceu visivelmente abalada, com os olhos marejados, e ainda fez questão de enaltecer a carreira da jornalista: “Gigante Gloria Maria. Outras informações, a repercussão e homenagens a Gloria Maria você vê ao longo da nossa programação”.
Ao longo do programa, ela ainda aproveitou outras oportunidades para falar sobre a colega de emissora. Antes do quadro esportivo, ela falou sobre a veterana com a repórter Débora Gares.
“Antes de falar do esporte, a gente está falando da morte da jornalista Gloria Maria, nossa colega querida. Um dia em que estamos todos muito tristes, lamentando muito essa perda enorme de uma mulher que foi uma referência, abriu caminhos para todas nós jornalistas mulheres. Em especial para as jornalistas mulheres negras”, disse a âncora.
“Com certeza, ela foi uma referência minha. Lembro de muitas vezes ter ouvido dizer: ‘Vai ser a próxima Gloria Maria’. Os jornalistas negros tinham ela como essa referência”, revelou Gares.
Por fim, ela ainda pediu que os correspondentes do programa em Brasília, Londres, São Paulo e Belo Horizonte falassem de suas recordações da apresentadora do Globo Repórter.
HOMENAGENS
O Bom Dia Brasil terminou de uma maneira diferente: jornalistas lamentaram a morte de Gloria Maria, falecida nesta quinta-feira (2).
Além de finalizar o jornal matinal sem música, os profissionais que compõe a bancada do programa fizeram suas homenagens para a apresentadora do Globo Repórter.
Entre os discursos, destacou-se o de Heraldo Pereira, correspondente de Brasília, que chegou a se emocionar ao falar da jornalista.
“A Glória faz parte da minha vida, da minha carreira, da minha vida na minha Ribeirão Preto. É difícil, eu tive uma longa vida com a Gloria Maria. Ela é uma referência para nós como jornalistas, como colega e para o nosso país. É difícil para todos nós”, lamentou ele.
Ana Paula Araújo, então, relembrou a amizade que ela tinha com seus colegas na TV Globo e afirmou que ela seguirá sendo uma referência para o jornalismo brasileiro, principalmente pelas portas que abriu às demais mulheres na profissão.
DEMAIS CORRESPONDENTES
Cecília Malan, correspondente de Londres, disse que a notícia do falecimento foi um choque na redação internacional. “Destemida, pioneira e exemplo”, elogiou ela, que ainda desejou força às filhas de Gloria.
Em seguida, foi a vez de Rodrigo Bocardi lamentar a morte: “Tomo a liberdade de falar em nome de todo o povo de São Paulo. Só trago recordações boas de vê-la no vídeo e ter acompanhado o trabalho. As vezes que estivemos juntos, é inesquecível aquele alto astral, aquela risada, o companheirismo. Só sentimentos bons”. Ele ainda desejou forças para Heraldo Pereira.
Por fim, Adriana, a correspondente de Belo Horizonte, relembrou uma reportagem que fez com a jornalista e fez uma declaração pessoal: “Gloria Maria era uma entidade. Eu sempre pensava: ‘Como Gloria Maria faria essa cena?’, mas acho que nem se eu quisesse, eu poderia fazer como ela. Ela sempre vai ser uma inspiração. Sou fã dela desde pequena, quando nem pensava em ser jornalista”.