O BBB 23 completa um mês nesta quinta-feira (16)! Embora estejam na casa mais vigiada do país há 30 dias, os brothers estam confinados há mais tempo, por causa do protocolo contra covid-19 e para manter o sigilo dos participantes selecionados para a temporada.
Durante todo esse tempo, alguns fatos marcaram o país e o mundo, e os brothers não fazem ideia. Por isso, a AnaMaria Digital separou 5 acontecimentos das últimas semanas que vão surpreender os participantes quando eles saírem da casa.
INVASÃO GOLPISTA
O Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto foram invadidos por manifestantes antidemocráticos no dia 8 de janeiro.
Os golpistas, que exaltavam o ex-presidente Jair Bolsonaro, depretaram os três prédios e entraram em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios.
Após intervenção federal decretada pelo presidente Lula (PT), em que Anderson Torres foi exonerado da Secretaria de Segurança Pública de Brasília, as autoridades conseguiram controlar a situação. Mais de 900 pessoas foram presas.
O então governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo. Anderson Torres, que estava fora do Brasil, retornou ao país e está preso.
PRISÃO DE DANIEL ALVES
Daniel Alves foi preso no último dia 20 de janeiro, após ser acusado de abuso sexual por uma jovem de 23 anos, em uma boate de Barcelona, na Espanha. O jogador foi detido depois que as autoridades suspeitaram de seus depoimentos divergentes.
Isso porque, em um primeiro momento, ele disse que não conhecia a mulher. No segundo depoimento, o atleta afirmou que houve sexo consensual. Em uma terceira declaração, Daniel revelou que houve penetração com o consentimento da jovem. Posteriormente, uma análise de DNA constatou amostras do sêmen do brasileiro na vítima.
Ele segue cumprindo prisão preventiva para não correr o risco de deixar o país.
ADEUS A GLORIA MARIA
Não restam dúvidas de que um dos fatos que marcou o país nos últimos dias foi a morte de Gloria Maria. A jornalista morreu vítima de um câncer no pulmão, no dia 2 de fevereiro. Ela deixou as filhas Maria e Laura.
Embora a doença que a apresentadora vinha enfrentando já fosse de conhecimento público, seu estado de saúde era desconhecido. Logo, sua morte pegou o país de surpresa. Ela recebeu diversas homenagens, sobretudo na Globo, onde trabalhou por 50 anos.
ANITTA DERROTADA
As expectativas para ver Anitta levando o Grammy 2022 na categoria de ‘Artista Revelação’ não foram atendidas. A cantora perdeu o prêmio para Samara Joy.
Ela, no entanto, não se mostrou triste com a derrota. “Eu estou muito feliz. Resultado é mesmo uma coisa que não conseguimos prever e está tudo bem”, disse ela em uma sequência de stories.
Vale lembrar que a Poderosa foi a quarta brasileira indicada para o Grammy na história. O Brasil não tinha nenhum representante na premiação desde 1974, quando Eumir Deodato também foi citado na categoria de ‘Artista Revelação’.
TERREMOTO NA TURQUIA
Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria, no dia 6 de fevereiro, deixando mais de 40 mil mortos. Só no território turco foram 35.418 mil mortos, e, no sírio, quase 6 mil. A quantidade parecia inacerditável quando o tremor atingiu os dois países.
Milhares de pessoas estão desabrigadas e outras milhares estão desaparecidas. Desde o ocorrido, bombeiros atuam no trabalho de busca de sobreviventes entre os escombros. Mais de 70 mil pessoas estão feridas.
O governo turco declarou estado de emergência por três meses em dez cidades e diversos países enviaram ajuda humanitária para a Turquia e a Síria.