Margareth Same era conhecida por dar festas que duravam dias, sempre recebendo convidados ilustres. Durante um desses eventos, na cidade mexicana de Acapulco, em 1948, foi desafiada a criar um drinque e uniu os ingredientes que mais gostava: Cointreau e Tequila. Para dar uma equilibrada no álcool, adicionou limão e colocou sal na borda da taça, como um toque de elegância. Nascia a Margarita, considerada um dos drinques oficiais da Associação Internacional de Bartenders. Tanto que eles celebram todo 22 de fevereiro como o Dia Internacional da Margarita.
A data é tão importante que a francesa Cointreau, tipo de licor “Triple Sec” que é um dos ingredientes oficiais da bebida, faz um desafio anual para bartenders do mundo inteiro recriarem o coquetel. Diego Willian Queiroz, proprietário do Nuevo Mexico – localizado no bairro de Santana, em São Paulo (SP) – teve a sua receita de Margarita Maria Bonita inscrita na competição, que envolve pessoas de vários países. Os 10 selecionados deste ano serão conhecidos em 21 de fevereiro, com o resultado sendo anunciado no dia seguinte.
“Usamos referências de duas mulheres, personalidades da época, que eram influentes e tinham como ponto em comum a beleza: Margarita Sames, a socialite que dá nome ao coquetel, e Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita. Essa última, cangaceira, casada com o rei do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião“, destaca o bartender.
O desafio deste ano era recriar a receita de Margarita somente com utensílios que existiam em 1948. Além disso, dois ingredientes eram obrigatórios: Cointreau e sal. A receita de Diego recorre a itens fartamente utilizados por Maria Bonita, como Seriguela, Laranja Bahia e Cachaça, agregados a Cointreau l’Unique e Suco de Limão-Siciliano, dando um toque “seco” e, ao mesmo tempo, de frescor. “Leva ainda Flor de Sal, simbolizando a beleza das duas personalidades, e Chá de Hibisco, que, sobre os tons amarelos do coquetel, representando o vermelho do sertão e um lindo pôr do sol texano”, explica Diego.
QUE TAL FAZER EM CASA?
Ingredientes
- 50 ml Cointreau l’Unique
- 40 ml Cachaça envelhecida em Carvalho europeu
- 30 ml Suco de Laranja Bahia
- 40 ml Xarope de Seriguela
- 10 ml Suco de Limão-Siciliano
Xarope de Seriguela (Levar ao fogo até ferver. Em fogo baixo reduza até a consistência de xarope e reserve.)
- 240 ml de suco de Seriguela
- 70 gramas de açúcar
- 100 ml de água.
Chá de Hibisco Fortificado (Levar ao fogo até ferver. Após coar e reservar)
- 100 gramas de flor de Hibisco
- 200 ml água
Em uma coqueteleira, coloque o Cointreau l’Unique, cachaça envelhecida em carvalho europeu, suco de Laranja Bahia e o suco de Limão-Siciliano. Mixar todos os ingredientes, coar e servir em um copo baixo com Flor de Sal na borda. Por último, acrescentar uma pequena faixa com Chá de Hibisco fortificado. Decorar com casca de Laranja Bahia e flor de Hibisco.
Se você achou muito complexo, vale ressaltar que o restaurante de Diego, o Novo México, fará um Festival de Margaritas para comemoração do Dia Internacional do coquetel em questão. Para o evento, ele ressalta, mudou a receita de Margaritas, pois alguns ingredientes sazonais não estariam disponíveis na data. “Troquei a Seriguela por xarope de caju, já a cachaça eu mudei para tequila com o intuito de deixar mais com uma cara de margarita”, explica. Na ocasião do Festival, a Margarita Maria Bonita sairá por R$ 35,00.