Não é de hoje que o BBB 23 reúne algumas pautas importantes para a sociedade. Depois do caso de machismo envolvendo Gabriel Tavares e Bruna Griphao, o racismo foi abordado por Sarah Aline e Gabriel Santana após o último jogo da discórdia.
O bate-papo sobre o tema começou com o ex-Chiquititas, que fez um paralelo entre a situação atual casa e o vivido pelos participantes negros fora do confinamento. Segundo Gabriel, a rivalidade envolvendo um lado de maioria branca contra o outro com mais negros pode ter um simbolismo.
“O simbolismo que a casa vem apresentando, de um lado pessoas pretas e de um lado pessoas brancas e tudo que a gente vem passando e sentindo, da pra fazer mil analogias com o que a gente já viveu lá fora, é nítido”, iniciou o ator, ressaltando não estar taxando nenhum adversário como racista.
Então, foi a vez de Sarah Aline opinar sobre seus pontos de discordância com os brothers do quarto Deserto. Segundo a psicóloga, a adjetivação muito mais pesada recebida pelos participantes negros é um indicador do racismo estrutural.
“Eu fico muito pensando aqui nas reações do game. Eu acho que entram nessa parte do [racismo] estrutural. Eu acho que é mais pela estrutura do jogo, mas é uma coisa que tem me deixado muito incomodada, principalmente na visualização da agressividade quanto pessoas pretas”, iniciou.
Ao falar de Ricardo, a sister citou a trajetória de Fred Nicácio, também taxado de agressivo, explosivo e raivoso, enquanto os colegas brancos, que passaram por situações semelhantes aos dois, não receberam nem perto do mesmo tratamento.
Gabriel “O simbolismo que a casa vem apresentando, de um lado pessoas pretas e de um lado pessoas brancas e tudo que a gente vem passando e sentindo, da pra fazer mil analogias com o que a gente já viveu lá fora, é nítido” #BBB23
🎥Reprodução/TV Globo pic.twitter.com/uZGAocgaZh— Vai Desmaiar #BBB23 (@vaidesmaiar) March 14, 2023
SARAH X FRED
Na sequência, a sister relembrou o rápido atrito que teve com Fred Desimpedidos, ainda no Jogo da Discórdia da última semana. Sarah se mostrou chateada ao ser taxada de raivosa durante a briga com o youtuber.
“‘Sarinha bondosa não existe, essa é a Sarah [má] que eu não via e que eu acho que é ela mesmo, que é essa raivosa'”, iniciou, relembrando as falas do adversário. “Eu fiquei assustada quando ele falou isso, eu pensei ‘caralh*, eu estava só indignada’, como a Bruna fica indignada, como a Amanda fica indignada, como Sapato fica indignado. Entendeu? Isso foi uma das coisas que mais me chocaram!
Sarah falando sobre racismo estrutural #BBB23
🎥Reprodução/TV Globo pic.twitter.com/sjNqjsRqKQ— Vai Desmaiar #BBB23 (@vaidesmaiar) March 14, 2023