A demissão de Cléber Machado da Globo pegou não apenas o público de surpresa, mas também o próprio narrador. Ele, que esperava se aposentar no canal, foi dispensado da emissora na última semana. “Não imaginava isso”, confessou.
Tanto que, Cléber tinha vontade de narrar ainda a Copa do Mundo de 2026. Mas, o plano não deu certo. “Há um mês, 15, 20 dias, eu não imaginava isso”, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo sobre o comunicado de sua demissão.
A surpresa foi tanta que o narrador buscou os executivos da Globo para enteder o que motivou sua demissão. “Eu perguntei: ‘Vocês não me querem mais ou é grana?’. Responderam a opção B”, disse, sem revelar se seu salário havia aumentado e estava alto demais para a emissora.
Cléber Machado ficou na emissora ao longo dos últimos 35 anos. Ele narrava os jogos de times paulistas desde 1988. O locutor ainda mostrou sua versatilidade ao atuar também como apresentador e comentarista em programas da TV Globo e do SporTV e ao ancorar transmissões de desfiles de Carnaval.
PLANOS FUTUROS
Cléber estava com férias marcadas para maio e manteve a intenção de descansar. Entretanto, ainda que tenha sido demitido da Globo, ele não descartou a possibilidade de participar de novos projetos antes.
“Se bobear, acho que vai rolar alguma coisa antes de maio”, brincou. O narrador não deu detalhes se tem conversado com outro canal de TV ou com alguma plataforma de streaming.
FICOU DE FORA DA COPA
Na Copa do Mundo de 2022, Cléber ficou de fora do time de jornalistas que foram cobrir o evento presencialmente. Embora ele apenas tenha narrado alguns jogos à distância, não guardou mágoas de ter sido preterido. Ainda assim, ele pontuou: “Quem não quer cobrir uma Copa do Mundo?”.
O locutor já sabia que ficaria de fora da equipe que foi ao Catar para cobrir a Copa, afinal, os executivos da Globo o avisaram com antecedência. “Falaram comigo antes de [divulgar] a lista [à imprensa]”, contou. “Quando chegou junho, julho, eles falaram para mim que eu não ia para a Copa.”
Entre os narradores, apenas Galvão Bueno e Luís Roberto foram para o evento. Cléber, inclusive, comentou o sucesso do amigo: “De uns tempos para cá, o Luís Roberto cresceu, eu não acho que eu diminuí”, disse.