As insatisfações e comentários da sister Bruna Griphao sobre seu próprio corpo e com os figurinos do programa andam rendendo muitas reações, tanto dentro quanto fora da casa, ao longo de várias semanas. Por isso, a equipe de Bruna divulgou um comunicado oficial, na noite da última segunda-feira (3), sobre o distúrbio alimentar da artista. O texto foi acompanhado do depoimento da nutricionista Dani Borges, que destacou a gravidade do problema.
“A compulsão alimentar, na maioria das vezes, pode estar atrelada ao excesso de cuidado com a forma física e a dietas muito restritivas para se alcançar o tão sonhado tanquinho e corpo sarado. É muito comum na nossa realidade, hoje, ver meninas e meninos que se cuidam muito, que praticam atividade física e fazem dieta desenvolverem em algum momento algum transtorno alimentar”, comentou a nutricionista.
Ainda segundo o comunicado, a equipe de Bruna Griphao falou sobre a importância de levantar questões como essa de forma responsável e cuidadosa. Acompanhada da nota, ainda há um vídeo onde a sister identifica, em ocasiões diferentes, a compulsão alimentar que teve.
Os alertas e advertências dos outros participantes do reality colidem com comentários sarcásticos e críticas vindas do outro lado, diminuindo o respeito e visibilidade que esse tema deveria ter, conforme o texto.
“Infelizmente, esse é um assunto que ainda é muito pouco abordado e, por isso, as pessoas podem não considerar a real seriedade do problema, porém é um assunto sério e requer atenção e empatia pela pessoa que está passando por esse momento”, reforçou um trecho da nota.
GATILHOS
A nutricionista Dani Borges ainda seguiu destacando que, para Bruna, momentos de extrema tensão ou a pressão do programa são gatilhos que fazem a sister voltar a apresentar sintomas da doença, como sentir culpa depois de uma refeição.
“Geralmente, esse transtorno acaba sendo ocasionado através de algum gatilho emocional. No caso da Bruna, por estar em constante estresse psicológico e ansiedade, a compulsão alimentar veio à tona e isso, possivelmente, pode ter causa relacionada a dietas muito restritivas.”, explicou na nota oficial a nutricionista.
“O #TeamGriphao reconhece a importância de discutir assuntos como este, por mais delicados que sejam, e se compromete a promover debates através das redes da Bruna a fim de incentivar a busca por tratamento e acompanhamento de todo e qualquer tipo de distúrbio alimentar”, finalizou a equipe.