Débora, a personagem de Grazi Massafera em ‘Travessia’, fez sucesso no início da novela. De acordo com informações da coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a atriz foi convocada para gravar novas cenas como a mãe de Chiara (Jade Picon) na reta final do folhetim. No primeiro capítulo ela morreu num acidente de carro. Embora a participação da artista tenha sido breve, ela recebeu muitos elogios do público e é lembrada ainda hoje.
Ao que tudo indica, as cenas serão flashbacks do romance da loira com Guerra (Humberto Martins) e Moretti (Rodrigo Lombardi), já que a personagem de Jade Picon ainda não sabe que é filha dela. Contudo, nada impede que a patricinha retorne em sonho ou até mesmo como “alma penada” para abençoar a garota.
A volta de Grazi Massafera foi frequente entre os comentários a respeito da trama. O público foi à loucura com as cenas nas quais sua traição foi desvendada e ela ficou sob a mira da arma de Guerra. A morte de Débora em um acidente de carro também foi elogiada pelos internautas e Gloria Perez pode ter escrito as cenas pensando no ocorrido.
A autora, inclusive, já havia confirmado que a atriz retornaria durante uma entrevista ao podcast Papo de Novela, do Gshow, em outubro de 2022. “A Grazi protagonizou o primeiro capítulo. Flashback vai ter muito! Vocês não viram a força que essa mulher tem? Ela conduz a história, separa dois amigos”.
Em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, o diretor do folhetim Mauro Mendonça Filho também havia demonstrado que gostaria de ver a volta de Grazi Massafera. “É uma atriz importante. Eu adoraria [que ela voltasse] e posso certamente dizer que existe chance. Eu acho que ela abrilhanta qualquer trabalho”, disparou ele. Entretanto, a artista declarou só ter aceitado o trabalho porque foi uma participação rápida e sem a possibilidade de retorno, pois estava com a agenda cheia.