Preta Gil foi às redes sociais, na última quarta-feira (14), para celebrar a viralização do seu vídeo falando sobre momentos que sofreu gordofobia ao ouvir elogios sobre o seu emagrecimento durante o tratamento de um câncer de intestino.
“Fiquei feliz com a repercussão do meu vídeo sobre gordofobia, porque é sobre isso. E muita gente, muita gente que pensa como eu e entende a complexidade e a gravidade desses comentários gordofóbicos. Isso me dá uma sensação muito real de que estamos evoluindo apesar de ainda existirem pessoas com a mente atrasada. Mas quando eu recebo essa enxurrada de empatia eu vejo que a gente está evoluindo”, iniciou.
Preta recebeu diversas mensagens de seguidores elogiando sobre o seu emagrecimento dizendo que seria bom para a famosa. “Enquanto eu fazia quimioterapia eu ficava muito enjoada e isso não me permitia me alimentar da forma correta. Isso fez com que eu perdesse peso, mas isso não é saudável. Não conseguia me alimentar porque ficava muito enjoada. Perdi muita massa muscular e isso que estou correndo atrás de ganhar”, continuou.
Por fim, a artista afirmou que isso não é elogio. “Não façam este tipo de pergunta ou de comentário achando que estão me elogiando, porque isso não é um elogio. Eu não emagreci porque eu quis, eu emagreci porque estou doente”, finalizou.
Na publicação, que foi para o seu Instagram, ela legendou: “Existem perguntas e comentários que não devem ser feitos, principalmente quando se envolve o corpo de alguém. Nossos corpos merecem respeito!!!”.
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA
ENTENDA
Preta Gil contou que foi bombardeada por mensagens que enaltecem o seu emagrecimento durante o atual tratamento contra o câncer no intestino. Revoltada com os comentários, a artista precisou vir à público para pedir senso aos internautas.
A filha de Gilberto Gil ressaltou que esse tipo de comentário não é um elogio. “Uma das perguntas que mais tem é: ‘Quantos quilos você emagreceu?’ e frases como ‘Você está linda’. Gente, deixa eu falar uma coisa: eu não emagreci porque eu quis, emagreci porque estou doente”.
O emagrecimento de Preta Gil não ocorreu de uma forma considerada saudável. Ela explicou que tinha muitos enjoos durante as sessões de quimioterapia, o que a impedia de se alimentar corretamente. A cantora enfrenta o tratamento desde janeiro deste ano.
“Não é saudável, não quis, perdi muita massa muscular. Não é elogio, não faça esse tipo de pergunta ou comentário”, pediu. “É delicado. Já não é legal falar isso para uma pessoa que não está doente, agora para uma pessoa doente é ainda mais desagradável, né? Senso, por favor”, continuou.
A artista ainda aproveitou para atualizar seu estado de saúde. Preta finalizou as sessões de radioterapia e contou que não teve efeitos colaterais graves. Agora ela se prepara para realizar a operação de retirada do tumor, agendada para agosto deste ano.
“Não acabei o tratamento, o tratamento só acaba depois que eu operar. Depois de eu operar, quando eu refizer todos os exames, aí sim o tratamento acaba. Por enquanto, estou em tratamento, agora em uma pausa, esperando a operação em agosto, depois do meu aniversário”, detalhou.