Juliana Martins contradiz todas as estatísticas do mundo da gastronomia. Formada em química, ex-funcionária da Petrobrás, se não fosse pela mãe, que era cozinheira de creche, o dom para cozinhar não estaria em seu sangue.
Juliana é mais uma das finalistas do Concurso Minha Receita de Sucesso, ela se inscreveu com sua famosa ‘Torta Madame Almeida’, que, por sinal, tem uma história para lá de especial, que aconteceu no dia 7 de junho de 2006.
“Eu trabalhava em uma empresa que tinha uma casa encima, lá a gente preparava várias receitinhas deliciosas para servir no café da manhã e da tarde. Um dia, uma das minhas colegas fez uma torta bem gostosa e eu decidi reproduzir, mas do meu jeito, adicionando gelatina incolor e biscoitinhos”, conta a empresária.
A história da torta continua com detalhes emocionantes: “No dia que fiz a minha versão do doce, minha colega arrumou a mesa do café com todos os pratos e talheres mais chiques que tinha na casa. Minha torta ficou lá no meio e eu fiquei me sentindo em Paris, de tão chique”. A sensação de ser o centro das atenções foi o que nomeou a torta: Madame Almeida. “Eu realmente estava me sentindo uma madame”.
Emocionada e ansiosa, a finalista relembra que, em 2011, ficou em terceiro lugar no Concurso do AnaMaria Receitas, com seu Filé Mignon na Cerveja. “Resolvi participar de novo, mas agora com uma receita doce. Mas foi uma surpresa para mim estar entre os 10 finalistas, porque eu não imaginava que seria escolhida entre tantas outras receitas”, afirma.
Para a grande final de hoje (26), a participante afirma estar com o coração acelerado, mas otimista. “Vou ficar muito feliz se qualquer um de nós ganhar, porque também são pessoas experientes e apaixonadas por comida”, comenta, em relação à concorrência da noite.
FORA DA COZINHA
Juliana Martins tem 45 anos e, além de ótima cozinheira e química, participa de competições de carros com um Opala 77, ela é piloto de arrancadas.
Atualmente, ela é diretora de e-commerce e administra duas lojas próprias.