Uma rotina saudável é um desafio que a maioria enfrenta por conta da correria diária. Uma vida mais leve pede a mudança de hábitos e e estudos garantem: ao colocar em prática os novos costumes, nota-se melhorias na saúde mental, que garante o equilíbrio do corpo, e, principalmente, na automatização de pequenas práticas saudáveis, como a hidratação mínima diária, que acabamos esquecendo justamente também pelo corre-corre diário.
Assim, pensando em ajudar quem deseja implementar uma rotina mais prazerosa e leve, a nutricionista Dafne Oliveira, em parceria com a PACCO (marca de produtos térmicos), dá dicas que podem auxiliar na otimização do tempo e ainda facilitar a implementação de um estilo de vida mais saudável.
1. LEVE SEMPRE UMA GARRAFA DE ÁGUA
A hidratação é peça-chave para a manutenção da saúde e, segundo a nutricionista, é um dos pilares mais importantes para que o corpo funcione bem de forma geral, sem contar em processos de emagrecimento, ganho de massa muscular, foco, processo de melhora cognitiva, combate à fadiga e melhora da performance na prática de exercícios. Segundo pesquisa realizada pela IBOPE DTM, 78% das entrevistadas consideraram que a hidratação auxilia, ainda, na autoestima, promovendo uma significativa melhora na saúde da pele, cabelos, pernas e manutenção do bem-estar como um todo. “O nosso corpo é composto de 70% de água, então precisamos nos hidratar muito bem. As garrafas fazem parte da minha vida. Uso no trabalho, na minha casa e quando vou treinar. Especialmente a de 950 ml, que ajuda a garantir que a minha meta de hidratação seja atingida todos os dias , com a vantagem de não precisar enchê-la diversas vezes”, explica Dafne.
2. CONSUMA UM CHÁ POR DIA
“Os benefícios dos chás vão além do que imaginamos e, dependendo da erva escolhida, além de ação antioxidante, a bebida pode auxiliar o emagrecimento com ação de quebra e oxidação de gordura, ainda dar energia, melhorar a digestão e capacidade de concentração e memória, redução de gases e dos níveis de colesterol”, fala a especialista. “É uma terapia fundamental para agregar na nossa saúde e seus efeitos são incríveis se conseguirmos beber pelo menos uma xícara de chá por dia”, complementa.
3. PREPARE SEU PRÓPRIO ALIMENTO E CARREGUE ELE COM VOCÊ
Segundo pesquisa do Sindespretem, 65% dos brasileiros aderem à marmita no dia a dia do trabalho. Além de mais barato para o bolso, o hábito também garante uma maior segurança alimentar, não só no equilíbrio nutricional, mas também na qualidade dos alimentos e de seu preparo. Segundo a nutricionista, por trás da marmita, temos quatro vantagens maravilhosas:
- Você consome alimentos com temperos que você gosta e preparados do seu jeitinho;
- É possível escolher alimentos de melhor procedência e até priorizar os orgânicos e integrais;
- Também é possível ajustar as quantidades para que a marmita seja equilibrada, além de aumentar o consumo de saladas e legumes;
- Ajuda a economizar: sai muito mais barato do que comer fora. “Todos os dias, eu levo almoço, lanche e fruta dentro de uma bolsa térmica. Isso me dá segurança. Não importa se está frio ou calor, ela mantém a temperatura das minhas comidinhas o dia todo, e isso estimula minha vontade de manter a alimentação saudável”, confessa.
4. DÊ UMA PAUSA NO SEU DIA PARA UM CAFEZINHO
Alguns estudos sugerem que o consumo de bebidas como o café pode auxiliar na prevenção de doenças degenerativas – se o consumo for em quantidades razoáveis, claro. Além disso, a ingestão da bebida garante ainda pequenas pausas ao longo do dia. “Os copos térmicos são presença obrigatória nas caminhadas de domingo com o meu marido. Gostamos de levar nosso café ou chá e ir tomando com calma, enquanto a gente passeia e conversa”, encerra Dafne.