“É muito comum queixas no consultório de pessoas com lombalgia e cervicalgia, ou seja, dor nas costas e no pescoço, relacionadas a atividades domésticas e decorrentes dos movimentos repetitivos. Por exemplo, o ato de lavar a louça faz com que a pessoa fique com o pescoço inclinado para frente, deslocando o eixo de equilíbrio e pressionando os elementos anteriores da coluna. A consequência disso: desconforto e dores”, avalia Guilherme Rossoni, especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e membro titular da associação.
Acompanhe as dicas de Rossoni para realizar as tarefas do dia a dia sem prejudicar a coluna.
HORA DE LAVAR A LOUÇA
Em vez de ficar inclinada, a dica é apoiar um dos pés em um banquinho do tamanho de um tijolo, para ficar lateralizada e intercalar, de tempos em tempos, entre um lado e outro, para deslocar o peso do corpo.
MOMENTO DE VARRER
Varrer ou passar o rodo faz com que você tenha movimentos de torção na coluna. A dica é utilizar vassoura ou rodo com cabos longos para evitar o agachamento e movimentos de torção.
MAIS CUIDADO AO PASSAR ROUPA
Quando estiver passando roupa, atente-se à altura da mesa. Veja se ela é ideal para que você não precise se inclinar enquanto realiza a atividade.
LEVANTANDO OBJETOS PESADOS
Outra coisa que fazemos muito errado no dia a dia é o levantamento de peso. Grande parte das pessoas acaba por deixar as pernas esticadas, usando a força dos troncos e dos braços, quando, na verdade, a forma correta é agachar-se com os joelhos flexionados e usar as forças das pernas para carregar ou levantar o peso. E, ao carregar um peso, nunca faça sobre a cabeça ou ombro. Carregue-o em sua frente, com os cotovelos levemente dobrados.
ESTENDER ROUPA NO VARAL
Não tente se esticar todo para alcançar as roupas a qualquer custo. Sempre desça o varal até uma altura confortável, em que os cotovelos não precisem se elevar acima da linha dos ombros. Assim, você protege a coluna e diminui a tensão em toda a cintura escapular. Se o seu varal não for o de teto (que sobe e desce), o ideal é que ele tenha uma altura tal que suas mãos não ultrapassem a altura dos ombros.
OUTRAS ATIVIDADES
- Ao arrumar uma gaveta, jamais curve o tronco para frente, o que gera sobrecarga na coluna. O certo é sentar em um banco e fazer a atividade.
- Ao cozinhar, preste atenção em sua postura. Evite curvar a coluna para frente, sem contrair os músculos abdominais. Essa inclinação sobrecarrega as regiões lombar e cervical. Mantenha a coluna ereta.
- Ao se levantar da cama, o faça de lado, com a ajuda do cotovelo e da mão.
- Ao se calçar, evite curvar o tronco para frente, levando as mãos aos pés. Cruze a perna e calce seu sapato.
- Jamais suba uma escada com o corpo inclinado para frente. Fique atento e mantenha a coluna ereta.
POR QUE CUIDAR DA POSTURA DURANTE AS TAREFAS DOMÉSTICAS?
Qualquer tarefa doméstica exige um grande esforço físico, fazendo com que, principalmente, as mãos, pernas, joelhos, costas e pescoço sejam movimentados constantemente, e é exigido que os músculos trabalhem, seja de forma desconfortável ou não. E quanto mais os músculos e o corpo trabalham de maneira errada, mais prejuízo e dor são acumulados, podendo atrapalhar a forma com que as atividades diárias são executadas e colaborar com deformações na área da coluna, transformando em problemas maiores. Por isso é tão importante observar a postura durante os afazeres domésticos: o risco à saúde é real.
COLUNA SEMPRE ERETA
Independentemente da tarefa que você for realizar, a coluna deve estar sempre ereta. Para isso, ela conta com a ajuda de uma dupla fundamental: abdômen e joelho. Enquanto o primeiro deve ser contraído, o segundo precisa ser flexionado. Com essas três partes do corpo trabalhando em harmonia, você conseguirá desempenhar suas tarefas de forma mais fácil e menos prejudicial à saúde da sua coluna.