A gelatina é uma sobremesa muito comum e considerada até saudável. Entretanto, muitas pessoas não sabem como ela realmente é feita e alguns comentários surgem se nos ingredientes estão pele, tendões e ossos de animais, como boi, galinha e porcos.
Ela realmente é um produto proteico extraído de diversas partes de animais, como ossos, peles e cartilagens. A maior parte da gelatina utilizada comercialmente é proveniente de bois, porcos e aves. Depois do processo estar finalizado, o líquido é resfriado e coado para remover quaisquer partículas sólidas. Então, esse líquido é tratado com enzimas ou ácidos que quebram ainda mais o colágeno em cadeias de proteínas menores.
Depois, o líquido é filtrado para remover as impurezas que sobraram e, em seguida, é concentrado por evaporação reversa, para aumentar o teor de proteína. Após esse processo, ele é resfriado, fazendo com que as cadeias de proteínas se unam e formem uma substância semelhante a um gel. Por fim, a gelatina é seca e moída em um pó fino que pode ser facilmente dissolvido em água, e normalmente, é embalado em pequenos pacotes ou frascos para uso em produtos alimentícios e outras aplicações.
Em um geral, o processo de fabricação de gelatina é complexo e possui várias etapas que envolvem a extração, processamento e modificação de colágeno de partes de animais. Embora seja complexa, a gelatina é um ingrediente amplamente utilizado e versátil que desempenha um papel importante em diversas indústrias.
O processo de sua fabricação começa com a coleta de partes de animais que contêm altos níveis de colágeno, o mais comum é usar o couro do boi, mas também é possível utilizar ossos de carne bovina e suína, peles de peixe e pés de galinha. Então, as partes do animal são limpas e fervidas em água por várias horas, permitindo que o colágeno se quebre e se dissolva no líquido.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GELATINA PARA SAÚDE?
A gelatina pode trazer alguns benefícios à saúde quando consumida com moderação como parte de uma dieta balanceada. Ela promove a saúde das articulações, já que é uma fonte de colágeno, que é uma proteína importante para a saúde das articulações. O consumo de gelatina pode ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir dores nas articulações.
Além do mais, apoia a saúde digestiva, pois seus aminoácidos podem ajudar a fortalecer o revestimento do trato digestivo, reduzindo o risco de distúrbios digestivos. A gelatina também melhora a saúde da pele e do cabelo. O consumo de gelatina pode ajudar a melhorar a aparência da pele e do cabelo, reduzindo as rugas e promovendo o crescimento do cabelo.
Auxilia na recuperação muscular: A gelatina contém glicina, um aminoácido que desempenha um papel na recuperação muscular após o exercício. Consumir gelatina pode ajudar a reduzir a dor muscular e melhorar o tempo de recuperação geral. Embora tenha benefícios, é importante observar que nem todas as gelatinas são feitas da mesma forma. Algumas podem conter açúcares adicionados, conservantes ou sabores artificiais, que podem anular os benefícios potenciais à saúde.
O melhor é escolher por gelatina sem sabor de alta qualidade e consumi-la com moderação como parte de uma dieta balanceada. Como acontece com qualquer suplemento dietético, é importante consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, antes de adicionar gelatina à sua dieta diária.