Ainda que esteja longe de Gilda (Mariana Ximenes), Gaspar (Thiago Lacerda) provará que é canalha igual ao pai, o prefeito Anselmo (Paulo Betti). Tanto que, em ‘Amor Perfeito’, ele irá passar a perna e trair a própria mãe, Cândida (Zezé Polessa).
A mulher tem feito um trabalho duro para conseguir melhorias para a cidade de São Jacinto, ao contrário de Gaspar e Anselmo, o secretário e o prefeito do município. Foi ela quem correu atrás de verba, autorização e contratos para a obra da estação de trem, que estava paralisada. No entanto, todos os seus esforços serão em vão.
Na festa de aniversário de São Jacinto, Gaspar fará um discurso e celebrará o projeto aprovado da estrada de ferro de São Jacinto, sendo exaltado pelos moradores. O problema é que Cândida estará esperando ser reconhecida pelo filho, já que foi ela quem correu atrás de tudo. Mas, ele chamará mesmo pelo pai.
“Mas nada disso seria possível se não fosse a ajuda de uma pessoa muito especial, que me inspira, me aconselha e me dá todo o suporte para essa carreira dedicada ao bem público”, dirá ele. “Uma pessoa que é um exemplo de ser humano: o meu pai, o prefeito Anselmo Evaristo!”
DECEPÇÃO
Cândida ficará extremamente abalada ao ver pai e filho abraçados em cima do palco, recebendo aplausos que não merecem. Ela logo deixará o local e voltará para casa aos prantos, dando conta que Gaspar e Anselmo são iguais.
Com isso, a matriarca desabafará para Luís (Paulo Mendes). “O Gaspar é um ingrato! Eu que fui até BH, eu que fiquei horas no gabinete do governador até convencer o homem a trazer a estrada de ferro pra São Jacinto! Fui eu, Luís, eu sozinha, que consegui essa vitória pro Gaspar! E ele agradece o teu pai?! Que não moveu um dedinho pra conseguir essa ferrovia?”, reclamará ela em meio lágrimas.
Vale lembrar que Cândida ainda está machucada pela traição de mais de 20 anos que sofreu do marido. Soma-se também o fato de que seu companheiro teve um filho fora do casamento, o Julio (Daniel Rangel).
BRONCA
Mais tarde, quando pai e filho chegam bêbados em casa, Cândida não perderá a oportunidade de mostrar que está magoada. “Você é tão mal-agradecido quanto o seu pai. Fui eu que viajei pra Belo Horizonte e convenci o governador Valadares a trazer a estrada de ferro pra cá!”, contestará ela.
“Ao contrário, em público, agradeceu só pro seu pai, que nunca moveu um dedinho por nada disso!”, dirá ela. “Vou me recolher, não quero mais olhar na cara de vocês!”
CONFIRA O RESUMO DO CAPÍTULO DESTA SEXTA-FEIRA (25):
Marê se desespera, e Júlio tenta acalmar a amiga. Todos se encaminham para o evento da Congada de São Jacinto. Gaspar estranha que Cândida não tenha ajudado Anselmo em seu discurso. Adélia e Ivan trocam olhares. Marê observa Gilda com Orlando e Marcelino, e teme ser presa novamente. Gaspar anuncia a chegada do trem à cidade e homenageia Anselmo, para a revolta de Cândida. Wanda vê Sílvio com Gilda e confronta o marido por seu passado com a mulher. Valente pensa em Lívia. Orlando confirma que Gilda subornou Albuquerque para atuar contra Marê.