Luciana Cardoso, a mulher de Faustão, se encontrou com políticos na última terça-feira (12), em Brasília (DF), acompanhada do filho João Guilherme Silva. Juntos eles querem apoiar o Projeto de Lei 1774/2023, que pretende tornar todos os brasileiros doadores de órgãos.
Nas redes sociais, ela explicou que o encontro com deputados e senadores foi voltado para as regiões Norte e Nordeste. Isso porque são as áreas que mais sofrem com a fila do transplante de órgãos no país. Além disso, mãe e filho levantaram a ideia de que um paciente não precise mudar de cidade para aguardar um órgão.
“Esse assunto foi colocado, e acho que é um passo muito importante, para que a população tenha consciência de que todas as regiões do país merecem e precisam ter esse suporte”, explicou Luciana em seu perfil do Instagram.
João Guilherme também ressaltou que irá defender um sistema de transplante de órgãos mais democrático no Brasil. “Vamos tentar mudar a história do Brasil, e que todas as pessoas que estão na fila hoje consigam um órgão mais rápido”, afirmou nas redes sociais.
Faustão recebeu por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) um transplante de coração após o agravamento de um quadro de insuficiência cardíaca. O apresentador teve prioridade na lista de espera por causa do estado de saúde e recebeu o órgão em apenas uma semana.
Desde então, o veterano se mostrou grato pelo SUS, pela família do doador e disse que sua missão agora é defender e lutar por melhorias no transplante de órgãos no sistema público.
“Acho que essa virou a missão de vida, não só dele, como da nossa família. Na hora que eu consultei ele, ele, com certeza, apoiou e ficou muito feliz. É uma missão de vida”, destacou João Guilherme em entrevista ao ‘Fofocalizando’ sobre o encontro com políticos para um novo projeto de lei.