Michael Gambon, mais conhecido por interpretar Alvo Dumbledore nos filmes de ‘Harry Potter’, morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (28). A notícia foi confirmada pela família através de uma nota enviada à agente de relações públicas Clair Dobbs.
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz o comunicado.
Vale mencionar que Michael Gambon nasceu em 19 de outubro de 1940 em Dublin, na Irlanda. Ele se mudou para Londres, na Inglaterra, aos seis anos – onde viveu até os dias atuais.
O ator ficou mundialmente conhecido como o segundo intérprete de Dumbledore nos cinemas. Ele assumiu o papel em ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’ (2004) após a morte de Richard Harris e seguiu até ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte II’ (2011).
Outros trabalhos marcantes de Gambon foram em ‘O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante’ (1989), ‘O Discurso do Rei’ (2010) e ‘Kingsman: O Círculo Dourado’ (2017). Ele se aposentou oficialmente em 2019 devido aos problemas de memória de longo prazo que enfrentava.