André Marques é uma das celebridades que passou pela cirurgia bariátrica e conseguiu perder mais de 80 kg. No entanto, recentemente, o apresentador fez um alerta para obesidade ao revelar que ganhou peso nos últimos meses. Com isso, a pergunta que surge é: é possível engordar depois da cirurgia?
A resposta é sim. Ainda que a cirurgia bariátrica seja o método mais eficaz para alcançar uma redução de peso sustentável, os pacientes devem manter alguns cuidados ao longo da vida.
“O ganho de peso após a cirurgia bariátrica acontece quando os hábitos não são modificados, podendo também indicar questões intestinais ou deficiência de nutrientes. Isso ocorre porque a cirurgia pode interferir na absorção adequada dos nutrientes, tornando a suplementação uma necessidade. No entanto, é fundamental que o uso de suplementos seja orientado por especialista”, explica a nutróloga Fernanda Cortez para a AnaMaria Digital.
Ou seja, o paciente deve se dedicar à uma dieta, à prática adequada de exercícios físicos, ao equilíbrio das principais substâncias nutritivas e, também e ao funcionamento intestinal.
DENTRO DA NORMALIDADE
Além disso, Fernanda destaca que é normal um aumento de 5% a 10% de peso nos dois primeiros anos após o procedimento. Se o paciente ganhar mais peso do que isso, é essencial que busque ajuda médica.
“Se o ganho de peso após a cirurgia bariátrica começar já no primeiro ano pós-operatório ou ocorrer de forma rápida, é essencial procurar a equipe multidisciplinar responsável pelo procedimento. Esses profissionais poderão analisar a situação e identificar as possíveis causas do reganho de peso. Durante esse processo, é vital que o paciente passe por avaliações clínicas, nutricionais e psicológicas, além de realizar exames específicos”, diz a nutróloga.
ESTILO DE VIDA
André Marques fez a cirurgia bariátrica há cerca de dez anos e chegou a pesar cerca de 80 kg. No entanto, foi apenas recentemente que ele voltou a ganhar peso. O motivo? As gravações de seu programa culinário no YouTube.
Fernanda explica que o ganho de peso de um paciente que passou pela bariátrica geralmente é causado pela não mudança do estilo de vida. Por isso, ela indica um acompanhamento nutricional antes e depois do procedimento.
“É essencial contar com esse suporte psicológico e nutricional, praticar atividade física e realizar essa mudança de estilo de vida. Além disso, é fundamental estar sempre atento aos exames, porque os pacientes bariátricos têm má absorção de ferro, B12, ácido fólico e vitamina D”, diz a especialista.