Olá, pessoal! Essa semana vou falar um pouco sobre a lavagem nasal. As redes sociais estão cheias de demonstrações de como fazer, sugerindo qual seria o melhor método, além de muitas opiniões a respeito. Isso acontece porque lavar o nariz é comprovadamente um método eficaz no tratamento e prevenção de doenças respiratórias.
Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, viu! Assim, vamos esclarecer 5 mitos e verdades para fugir das Fake News!
1. A lavagem só pode ser feita com soro fisiológico
Verdade! A solução salina é ideal para a lavagem nasal. Ela tem a concentração de sal próxima a da mucosa nasal e, portanto, ajuda no funcionamento ideal do nariz. Dessa forma, água da torneira ou do chuveiro não devem ser usados.
2. Todas as pessoas podem fazer lavagem nasal
Verdade! A lavagem nasal pode ser realizada em todas as idades. O importante é entender que cada idade tem um método de lavagem e quantidade de soro adequadas. Assim, nas crianças usamos uma quantidade de soro menor e nos adultos uma quantidade maior. Isso depende do tamanho interno do nariz, que aumenta com a idade. Portanto, teremos que, para crianças até 2 anos, um volume de 1 até 5 ml e adultos entre 15 e 20 ml cobriria todo o nariz. Há pessoas que realizam lavagens nasais com mais volume, o que não é prejudicial.
3. O soro deve ser aquecido?
Verdade. Até podemos fazer a lavagem nasal com soro fisiológico a temperatura ambiente. Contudo, sabendo que a temperatura da mucosa nasal é em torno de 30 graus, o uso de soro a temperatura ambiente pode causar desconforto e até dor. Assim, aquecer o soro a temperatura do nariz tornara a lavagem mais agradável.
4. O soro tem que ficar na geladeira?
Verdade. Após aberto, a recomendação é guardá-lo na geladeira para evitar contaminação. E, após aberto, observar o período de validade na embalagem.
5. Fazer inalação dá no mesmo que fazer lavagem!
Mito! Na inalação, o objetivo é atingir os pulmões. Nela, as partículas de vapor d’água estão na dimensão adequada para chegar a via respiratória baixa. Se o problema for nasal, como nariz tampado, a inalação ajudara pouco e será mais eficaz realizar lavagem com soro. Fiquem atentos! E até a próxima semana!
*DRA. MAURA NEVES é formada na Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Otorrinolaringologia pelo HC- FMUSP. Fellow em Cirurgia Endoscópica pelo HC- FMUSP. Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Médica Assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo -SP. Aqui na Revista AnaMaria, trará quinzenalmente um conteúdo novo sobre a saúde do ouvido, nariz e garganta. Instagram: @dra.mauraneves