Totia Meireles, renomada atriz com 38 anos de carreira, trouxe à tona discussões sobre a escassez de oportunidades de trabalho na TV, lamentando a tendência do etarismo na indústria do entretenimento. Em entrevista ao jornal O Globo, a artista, que está atualmente na reprise de “América” (2005), no Canal Viva, expressou sua frustração em relação aos papéis disponíveis para atrizes mais maduras.
“Quando eu tinha 30 anos era uma coisa louca, agora muito selecionado (o trabalho). Colocam as mulheres no papel de mais velhas, sendo mais novas. Mulher de 40 tem que fazer papel de 40. Nunca querem que a gente faça a nossa idade”, enfatizou Meireles, reforçando a resistência à discriminação etária.
“Ainda estamos lutando contra esse etarismo ridículo“, acrescentou a atriz, que aos 65 anos está fora das novelas, focando em seu retorno aos palcos teatrais em 2024. Apesar de sua longa carreira na TV, Totia Meireles nunca protagonizou uma novela, algo que ela nunca considerou uma meta essencial.
“Nunca quis ser uma protagonista porque dá muito trabalho. No teatro sim. Falo que não lutei para isso. Poderia até cavar. E nunca me ofereceram também. Claro que se tivesse uma super protagonista seria maravilhoso“, explicou a artista.
POR QUE ELA NÃO MORA COM O MARIDO?
Além disso, Totia compartilhou detalhes sobre sua vida pessoal, revelando a dinâmica do seu casamento com o médico Jaime Rabacov. Após três décadas juntos, o casal optou por morar separadamente devido aos compromissos profissionais dela. Ela reside no Rio de Janeiro enquanto o marido vive em Miguel Pereira, e essa dinâmica tem funcionado bem para ambos.
Mesmo sem ter tido filhos, Meireles encontrou um laço maternal com a filha do primeiro casamento de Rabacov, celebrando essa relação: “Tenho netos, porque Jaime veio com uma filha, a Olivia. Eu fui direto para a fase boa!“, compartilhou a atriz.
Fora das telinhas desde “Verão 90”, Totia tem se dedicado ao cinema, com três filmes a serem lançados. “Tenho três filmes para serem lançados: ‘Uma Carta para Papai Noel’, ‘As Visões de Ulisses’ e ‘Todo Mundo Tem Problemas Com o Amor’. Às vezes, dá vontade de fazer uma novela”, destacou Meireles, enfatizando sua atuação em outras mídias.