Um estudo com mais de 1.100 mulheres australianas trouxe novos insights sobre as mudanças hormonais femininas ao longo da vida. Os dados indicam que a queda da testosterona ocorre de forma gradual e está mais relacionada ao envelhecimento do que à menopausa em si.
Segundo a pesquisa, os níveis do hormônio começam a diminuir por volta dos 20 anos, com redução de cerca de 25% a partir dos 40, atingindo os níveis mais baixos entre 58 e 59 anos.
Além disso, não foram observadas diferenças relevantes entre mulheres na pré, peri ou pós-menopausa, reforçando que essa transição não provoca alterações abruptas na testosterona.
“Diferentemente do estrogênio, cujos níveis diminuem de maneira significativa com a interrupção da menstruação, a testosterona segue uma curva mais lenta e progressiva ao longo das décadas”, explica a ginecologista Martha Calvente. O estudo também aponta que os ovários continuam produzindo testosterona mesmo após a menopausa.
Os achados também levantam um alerta sobre o uso indiscriminado de reposição hormonal. Segundo a endocrinologista Rosita Fontes, a suplementação de testosterona não deve ser generalizada.
“A menopausa por si só não é uma indicação para a reposição de testosterona”, afirma. A especialista destaca que o uso do hormônio é indicado apenas em casos específicos.
A matéria acima foi produzida para a revista AnaMaria Digital (edição 1514, de 27 de março de 2026). Se interessou? Baixe agora mesmo seu exemplar da Revista AnaMaria nas bancas digitais: Bancah, Bebanca, Bookplay, Claro Banca, Clube de Revistas, GoRead, Hube, Oi Revistas, Revistarias, Ubook, UOL Leia+, além da Loja Kindle, da Amazon. Estamos também em bancas internacionais, como Magzter e PressReader.
