Ícone do futebol brasileiro, Marta, que hoje atua como atacante do Orlando Pride, time de futebol norte-americano, recebeu uma homenagem especial durante o ‘The Best 2023’. A cerimônia de premiação da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) aconteceu na noite da última segunda-feira (15).
A camisa 10 da seleção brasileira foi eternizada e agora nomeará um prêmio que será entregue anualmente pela FIFA. O ‘Prêmio Marta’ premiará o gol mais bonito da temporada de futebol feminino.
Durante o discurso de agradecimento, a jogadora, eleita melhor do mundo por seis vezes, se emocionou e dedicou a homenagem às mulheres que inspiram as futuras gerações.
“É sempre difícil subir nesse palco e não se emocionar. Quero que assim como estou enxergando nessa homenagem, que todas as mulheres mostrem também enxergar um futuro promissor, onde não seja direcionado somente ao futebol, ao esporte, mas a qualquer atividade. O que a gente busca diariamente é buscar fazer com que o mundo seja melhor para todos, sem distinção. É buscar igualdade, respeito, e deixo aqui essa mensagem para todos aqueles e aquelas que têm esse poder de transmitir essa mensagem através do que faz: faça, porque as próximas gerações vão agradecer.”
“Quero aqui agradecer a Fifa e toda comunidade do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida e ainda em atividade, quero dizer que isso sem dúvida é uma grande motivação para que a gente continue buscando evoluir. Para, quem sabe, jogar mais uma Olimpíada e depois ter as respostas se vou continuar ou não. Muito feliz, coração só gratidão.”, agradeceu Marta.
Em entrevista ao SportTV, a jogadora confessou que não tem planos para aposentadoria e que quer disputar os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
“Depois dessa premiação aqui, saio muito motivada, pronta para trabalhar. Quem sabe jogar mais uma Olimpíada e, após isso, teremos outras respostas, se continuo ou se tá na hora de parar. Mas agora estou muito motivada e continuarei fazendo aquilo que mais amo”, disse ela.