O Carnaval já está a todo vapor e se você é do time da folia sabe que a época exige cuidados especiais. Se tratando de saúde, ter disposição para aguentar os bloquinhos de rua é tão necessário quanto a purpurina. Pensando nisso, Isabel Cristina Bonfim dos Santos Pinto, docente da área de nutrição do Senac São Paulo, conversou com a AnaMaria Digital e deu dicas para curtir a festa bem nutrido.
Além das fantasias, uma parte importante do Carnaval é o cuidado com a alimentação. De acordo com a especialista, é fundamental manter o corpo bem nutrido, caprichar na alimentação e manter a hidratação corporal antes, durante e após a folia.
MAIS ENERGIA PARA CURTIR
Antes de enfrentar o bloquinho é importante, segundo Isabel, manter a hidratação com água, sucos ou chás naturais. Ela ressalta que é fundamental dar uma atenção maior à alimentação também. “Faça refeições leves e coloridas com verduras, legumes e frutas, carnes magras e evite alimentos ultraprocessados, como: embutidos, balas, biscoitos recheados, salgadinhos, barras de cereais, refrigerantes e fast food”, orienta.
Outro ponto de atenção é que, pelo Carnaval acontecer no verão, quando os dias são marcados por temperaturas elevadas, é comum a queda da pressão arterial. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados com a hidratação e alimentação.
A especialista explica que isso ocorre devido à vasodilatação e o organismo elimina essa alta temperatura por meio do suor, levando a diminuição da pressão. “Mantenha-se hidratado e faça uma alimentação leve com vegetais verdes escuros, grupo das oleaginosas, banana e ameixa que possuem benefícios cardiovasculares e contribuem para a regulação da pressão arterial”, indica.
Fora isso, ela recomenda que evite alimentos gordurosos e não adicione sal na língua ou boca. Uma boa opção de lanches para levar para a folia são uva-passa, castanhas, frutas secas, frutas desidratadas e amendoim, como orienta a especialista.
OS CUIDADOS COM CRIANÇAS E IDOSOS
Se você vai curtir os bloquinhos em família é importante estar atento à comida das crianças e idosos. A alimentação deve ser equilibrada, saudável e saborosa.
Antes de sair para folia, a criança deve realizar a refeição de acordo com o habitual dos seus horários. Isabel indica o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados como: feijões, cereais, raízes e tubérculos, frutas, legumes e verduras, carnes. Ofereça água própria para o consumo à criança em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.
Em relação aos idosos, cereais como arroz, milho, trigo, pães, massas, batata, mandioca, cará e inhame são importantes fontes de energia. O tradicional arroz com feijão também é uma boa pedida, dando preferência aos peixes, aves sem pele e carnes magras como acompanhamento. Diminuir a quantidade de sal é outra dica da especialista.
Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras e evitam a prisão de ventre, são boas opções também. É importante focar na hidratação e ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, em pequenas quantidades.
Resumidamente, Isabel orienta a realizar as refeições antes de sair para foliar e manter os horários habituais. “Evite refeições volumosas e coma em menor quantidade e devagar, mastigando bem os alimentos. Isso contribui para a sensação de saciedade, facilita a digestão e aumenta o aproveitamento dos nutrientes”, afirma ela.
A RESSACA VEIO
Os cuidados são importantes, mas não é sempre que dá para segui-los, não é mesmo? O consumo responsável de bebidas alcoólicas é fundamental para que a festa continue legal, por isso, não exagere.
A especialista recomenda que a ingestão de água deve ser intercalada com a bebida, que é necessária para hidratar o corpo e evitar os sintomas da ressaca. Também é importante evitar beber com o estômago vazio.
Mas, se exagerar na bebida, a dica de Isabel para melhorar os desconfortos é ingerir água ou água de coco. Além disso, consuma alimentos como frutas, verduras e legumes que auxiliam o organismo a eliminar toxinas produzidas pelo fígado com consumo excessivo de álcool.