A partir de 19 de janeiro, o público da TV Globo vai conhecer histórias que celebram a diversidade cultural do Brasil. O projeto Telefilmes Regionais, que ganha uma nova janela de exibição em 2026, traz produções no formato de ficção com até 50 minutos de duração gravadas em sete estados brasileiros (Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal. Obras originais criadas em parceria com afiliadas e regionais da TV Globo, cada telefilme é um retrato autêntico das tradições, sotaques e expressões culturais de diferentes regiões do país, contando com equipes e elencos formados por talentos locais.
As histórias serão exibidas no Cine BBB, dentro do ‘Big Brother Brasil’ e, ainda, às segundas-feiras, no Tela Quente. Na estreia, brothers e público vão acompanhar ‘Caju, meu amigo’, uma produção da RBS que remonta ao pós-enchente de 2024 e traz as gaúchas Vitória Strada e Liane Venturella como as protagonistas Rafaela e Nice. A narrativa mostra uma conexão impensável entre as duas mulheres de origens e trajetórias distintas a partir do amor por um cachorrinho, retratando uma vivência cada vez mais comum nos lares brasileiros: a presença dos pets e a relação dos humanos com os bichinhos.
Para Gabriel Jacome, diretor de gestão e conteúdo da TV Globo, o projeto Telefilmes Regionais é parte central da estratégia da TV Globo para produzir e mostrar “histórias do Brasil para brasileiros”. “O Brasil é diverso e profundamente criativo. Ao produzir telefilmes com equipe e elenco local, colocamos essas identidades no centro da narrativa, gerando impacto cultural, conexão genuína com o público e novas oportunidades para talentos regionais brilharem em escala nacional. São histórias que nascem do olhar específico de uma região, mas dialogam com o país inteiro, mostrando que a potência narrativa brasileira está presente em todos os lugares, em cada cidade, em cada voz”, assinala.
Além de reforçar o compromisso da Globo com o fortalecimento do audiovisual brasileiro e dar visibilidade para histórias e talentos regionais, a iniciativa estimula a economia criativa, promove a diversidade e aproxima ainda mais a Globo das comunidades locais.
“Ao produzir filmes em diferentes regiões do país e exibi-los em rede nacional, ampliamos a representatividade na tela e apresentamos o Brasil ao próprio Brasil. São histórias próximas, afetivas e verdadeiras, que dialogam com o público e reforçam o papel da TV aberta como espaço de encontro e reconhecimento”, aponta Verônica Nunes, gerente de curadoria e conteúdo da TV Globo.
Conheça os Telefilmes que serão exibidos em 2026
Caju, meu amigo (RS)
Sinopse: Um ano depois da grande enchente em Porto Alegre, Rafaela descobre que o cachorro que ela adotou durante aquele caos — o vira-lata Caju — pode não ser tão “seu” assim. Nice, a última moradora de um abrigo prestes a fechar, aparece numa reportagem dizendo ter perdido tudo: a mãe, a casa e seu cachorro, Pingo, que é idêntico a Caju. Mexida, Rafaela procura a mulher para tirar a história a limpo. Quando o vira-latas foge, as duas mulheres com origem e trajetórias distintas se unem para encontrá-lo e percebem que o bichinho foi responsável por gerar laços que nem a enchente consegue levar embora.
É Quase Verdade (ES)
Sinopse: Para não perder a casa da família, uma talentosa artista plástica engana toda uma cidade com uma farsa montada acidentalmente, o que a leva a criar situações inusitadas para manter a mentira.
Mandioca Frita (DF)
Sinopse: Dirley, um motorista de ônibus rabugento e solitário na capital do Brasil, tem sua rotina virada do avesso ao conhecer Julio, um idoso desmemoriado que aparece misteriosamente em seu ônibus. E o que seria uma noite de abrigo vira uma jornada inusitada e divertida pela cidade, ao lado da cobradora Edinalva, em busca da identidade do senhor que, aos poucos, transforma a vida de Dirley. Quando descobrem que Julio é, na verdade, o lendário palhaço “Mandioca Frita”, Dirley entende que viver pode ser bem mais leve e bastante divertido. Uma comédia afetuosa sobre recomeços, memórias e a beleza escondida nas conexões improváveis.
Meu avô Stanislau (PR)
Sinopse: Boris, um gamer adolescente, vê seus planos para a final de um campeonato online irem por água abaixo quando é levado pela mãe para o sítio do avô, em uma colônia ucraniana no interior do Paraná — sem Wi-Fi decente e longe do seu mundo digital. Lá, ele conhece Stanislau, um avô teimoso e presidente da comunidade, que precisa de ajuda para organizar a Primeira Festa Ucraniana da Serra da Kalena. Surge então um trato: Boris ajuda nos preparativos e, em troca, o avô o leva aos pontos altos da região onde há sinal para jogar. Entre tarefas, cachoeiras e tradições, avô e neto descobrem afinidades inesperadas e aprendem que, às vezes, a melhor conexão é a que se constrói entre gerações.
Nossa Vizinhança (SP)
Sinopse: Jamile, uma repórter determinada, presencia o incêndio da pensão ao lado de seu prédio e vê sua vida virar de cabeça para baixo. Ao investigar a tragédia que matou seu amigo Nestor, ela descobre um esquema de corrupção que ameaça sua carreira e segurança. Com a ajuda de antigos moradores e colegas de redação, Jamile enfrenta empresários poderosos e policiais corruptos para revelar a verdade. Uma história de coragem, justiça e laços que resistem até ao fogo.
Sonho de Arrocha (BA)
Sinopse: Biel, um garoto de 12 anos e cheio de carisma, tem como sonho se tornar o maior cantor de arrocha do Brasil, inspirado no falecido avô Humberto, ex-cantor do gênero. O adolescente vive com a mãe, Rosa, e a avó Joaquina, que cuida dele enquanto Rosa trabalha. Ao saber que um famoso artista vai se apresentar em seu bairro, Biel arma um plano com o melhor amigo, João, para ver o show às escondidas — mas é pego antes de chegar lá, frustrando seu grande momento. Pouco depois, surge uma nova chance: o pastor Manoel anuncia um show de talentos na igreja. Determinado, o adolescente decide montar uma apresentação de arrocha gospel e começa a ensaiar secretamente, usando objetos do avô guardados numa velha mala. Quando Joaquina descobre os ensaios e relembra as dificuldades vividas pelo marido artista, tenta impedir o neto de seguir o mesmo caminho, mas, Rosa apoia o filho, e os caminhos para a realização do sonho do menino vão revelar um afetuoso abraço entre passado e futuro dessa família.
Teste para cardíaco (PA)
Sinopse: Em Belém, em meio ao calor do Ver-O-Peso e à rivalidade do RePa, a família de Regina entra em crise quando ela sofre um infarto e precisa ser internada. Alberto, o filho responsável, tenta manter a casa e o sustento da família, até a volta inesperada de Alan, seu irmão gêmeo recém-saído da prisão, reacender feridas e desconfianças do passado. Para salvar a barraca que sustenta três gerações da família, os irmãos, antigas promessas do futebol, se veem obrigados a jogar juntos novamente em um campeonato entre feirantes. Entre conflitos, memórias e reaproximações, Alberto e Alan vão descobrir se é possível reencontrar a parceria perdida.
Um Dia Extraordinário (SC)
Sinopse: A aparição de um agroglifo abala a rotina da pequena agricultora Moira, única filha que restou no campo e cuida da mãe idosa. O evento provoca o inesperado reencontro com sua irmã e irmão, obrigando-os a enfrentar a distância que cresceu entre eles.








