José Venâncio (Rodrigo Simas) é um personagem de ‘Renascer‘ que se envolve em diversas encrencas, por conta do seu casamento conflituoso com Eliana (Sophie Charlotte) e a relação com Buba (Gabriela Medeiros), uma mulher trans.
Mas você sabe qual foi o final do personagem na versão original da novela, exibida em 1993? Nela, José Venâncio morreu assassinado por Tenório (Herson Capri). O personagem foi rebatizado para Egídio e será interpretado por Vladimir Brichta.
Tenório era vizinho de José Inocêncio, personagem vivido por Marcos Palmeira, mas que originalmente era de Antonio Fagundes. Ao longo de toda a trama, ele tenta matar o fazendeiro, mas no final das contas, acaba acertando seu filho.
“É um cara que deseja a morte, que assedia moralmente a mulher e os funcionários. Explora a mão de obra dos trabalhadores num esquema análogo à escravidão. Bota o cara na terra, e o cara começa a dever, não consegue pagar. Lamentavelmente, são os vilões modernos. Alguém me perguntou se acho que ele vai se redimir. Eu disse que é pouco provável”, disse Brichta em entrevista ao O Globo.
COMO ACONTECE A MORTE?
O Venâncio de Taumaturgo Ferreira morreu no capítulo 59, quando foi buscar João Pedro (Marcos Palmeira) no aeroporto de Ilhéus. Eles partiram para a fazenda de José Inocêncio, mas caíram numa tocaia no meio do caminho. O carro em que estavam foi alvejado por tiros de Tenório.
João Pedro sai ileso do crime, mas acaba acreditando que as balas eram direcionadas a ele. É o caçula da família de José Inocêncio, inclusive, que dá a notícia para a família. Ao receber a informação, o patriarca entende tudo.
Como está no ar uma nova versão, não é possível dizer se a cena da morte de José Venâncio será mantida ou não, nem mesmo se ocorrerá da mesma forma e pelo mesmo personagem. Só assistindo para descobrir.