Amados, novamente nos encontramos através destas linhas, para nossa reflexão semanal e para ampliar nossa conexão com Deus. Há meses tenho voltado minhas orações pela saúde mental do nosso povo.
Infelizmente, como ressaltei no meu livro “Batismo no Espírito, Saúde Mental”, estamos vivendo um momento difícil da humanidade, em que criamos um mundo onde a competição e a comparação têm dominado a mente de muitas pessoas em todas as partes do mundo. E isso faz que muitos se sintam frustrados, deprimidos e angustiados. Na última quarta feira, abordei este assunto no programa Momento de Fé, o que gerou uma enxurrada de mensagens de pessoas que se sentem angustiadas, que sentem um aperto no peito, um vazio na alma.
Por isso hoje vamos clamar a Deus para que todos sintam seus corações leves e sejam capacitados a absorver todos os ensinamentos deixados por Jesus, para que nossos corações estejam sempre leves e abertos às coisas de Deus.
Voltando ao livro “Batismo no Espírito, Saúde Mental”, eu abordo o tema da angústia, relatando que esta emoção nos tira a paz e afeta diretamente nossa saúde mental. E destaco da palavra de Deus, passagens que mostram que com Deus, ficamos livres desta sensação que nos rouba o bem estar. Como no livro de Naum, capítulo 1, versículo 7: “O Senhor é bom, é fortaleza no momento da angústia e conhece os que Nele se refugiam”.
Na segunda carta de São Paulo aos Coríntios, encontramos no capítulo 12, versículo 10, está escrito: “Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim”.
Ressalto também a importância da leitura dos Salmos nos momentos de angústia e aflição. O Rei Davi, autor da maioria dos salmos, escreveu alguns deles justamente em momentos de angústia e aflição. Salmo 46, versículo 1: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição”.
Salmo 32, versículos 6-7: “Nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar. Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles. Tu és o meu esconderijo, tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido”.
Vamos nos fortalecer em Deus e nos livrar da angústia! Boa semana, Deus os abençoe!
Padre Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração à Nossa Senhora das Graças
Ó Virgem Santa, não esqueçais as tristezas dessa terra. Lançai um olhar de vontade aos que estão no sofrimento, aos que não cessam de provar o cálice das amarguras da vida.
Tende piedade dos que se amam e que estão separados pela discórdia, pela doença, pelo cárcere, exílio ou morte. Tende piedade dos que choram, dos que suplicam e dê a todos o conforto, a esperança e a paz!
Atendei minha humilde súplica e alcançai-me as graças que agora fervorosamente vos peço por intermédio de vossa santa Medalha Milagrosa! Amém.
TURISMO CATÓLICO – Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Paris, França
Hoje vamos destacar um local muito visitado por fiéis de todas as partes do mundo, a Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Paris, capital francesa.
No ano de 1813, um palacete foi doado para as irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Em 1830, Maria Santíssima surgiu neste local para uma noviça chamada Catarina. Uma bela história que vale a pena ser estudada.







