Com 15 milhões de seguidores no Tiktok e 3,9 milhões no Instagram, a influenciadora digital e youtuber Camila Pudim é conhecida por produzir conteúdos relacionados à maquiagem e tendências que podem nortear o mercado da beleza. Mas nem sempre foi assim!
Em entrevista à AnaMaria, Camila falou o quanto é difícil manter uma relevância, mesmo após onze anos desde que começou na internet. Ela revela que em diversos momentos precisou se reconectar consigo mesma.
“É um grande desafio para sempre estar me adaptando. Em diversos momentos da minha carreira, eu tive que mudar o estilo do conteúdo ou o que faria mais sentido pro meu público”, explica Camila Pudim.
Para isso, a influenciadora detalha que a criação de conteúdo envolve um estudo diário das tendências do momento, do que o público gosta de ver e daquilo que gostaria de entregar. Isso é feito com análise estatística do seu perfil nas redes sociais e também do Trends.
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Dicas fundamentais para começar como criadora de conteúdo
O primeiro vídeo de Camila Pudim publicado na internet foi a receita de um pudim de caneca. “Poderia ser só uma receita, mas eu quis inovar, disse que estava participando um desafio de se conseguiria ou não fazer e se ficaria bom”, menciona.
Ou seja, para produzir conteúdos para internet é essencial trazer um diferencial. “No meu caso foi fazer uma brincadeira com uma receita relativamente simples. Se eu tentasse só replicar, talvez não teria me destacado”, avalia Camila.
São diversas as pessoas que tentam conquistar uma audiência na internet. “Por mais que eu não faça mais receitas, é sempre essencial trazer algo que chame a atenção do público, para engajar e entreter, além de trazer algo relevante na vida delas”, reforça.
Busque seu nicho
O primeiro passo para começar a trabalhar com a internet, segundo Camila Pudim, é entender o que você sabe fazer e o que gosta de assistir. Assim, tentar passar esse conhecimento como se tivesse falando com uma amiga.
Busque aquilo que você gosta de falar, porque quando se gosta, é muito mais fácil de aprender sobre isso, de trazer uma nova informação sobre, de consumir. Volte-se para dentro de si e faça essa reflexão!
“Eu sempre gostei dessa parte de levar algo que a pessoa consiga aprender, assim como uma receita, uma maquiagem, isso conecta muito com as pessoas”, indica. E não precisa saber tudo logo de cara!
Camila faz questão de destacar que quando começou na internet, apesar de trabalhar com conteúdos voltados à maquiagem, não sabia sequer fazer um delineado. “Eu aprendi com o tempo e assistindo vídeos, praticando bastante”, tranquiliza.
“Trabalho com maquiagem porque além de gostar, ela não é apenas um cosmético, ela ajuda na autoestima das mulheres e está presente no nosso dia a dia. Eu fui para esse lado porque realmente amo muito”, completa.
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Analise as tendências
O Google Trends é uma excelente ferramenta para quem deseja saber quais estão sendo os assuntos mais buscados no Google em tempo real e nas últimas 24h. Há recursos específicos que podem te ajudar a descobrir o que está em alta no nicho que deseja.
No Google Trends, clique em “Em Alta”. A plataforma disponibilizará “tendências de pesquisa diárias” e “tendências de pesquisa em tempo real”. Selecione no canto superior direito o assunto, como saúde, negócios etc.
Por meio desse método, você consegue visualizar os resultados por categorias e conferir dados detalhados. Selecionando os assuntos, a plataforma irá exibir um gráfico de interesse e o ritmo de notícias sobre aquele tema, além de pesquisas relacionadas.
Adapte-se de novo
Uma das tendências do momento é o TikTok. Os criadores que estavam acostumados a produzirem vídeos longos para o YouTube ou postarem fotos no Instagram, precisaram se adaptar à forma com que se consome conteúdo atualmente.
O internauta consome agora conteúdos de forma rápida, com vídeos curtos, práticos e dinâmicos. “E hoje a gente sente a importância de ser multiplataforma e estar em todos os lugares, porque são públicos diferentes também”, opina Camila.
Para ela, o YouTube não perdeu sua importância e cada plataforma tem sua relevância. É importante se adaptar entre os diferentes formatos.
“No YouTube é possível se conectar mais com a audiência, por ser mais longo. As pessoas passam a te conhecer para além do conteúdo e conseguem aprender mais. O Instagram e o TikTok são de alcance mais rápido, algo mais de rotina”, analisa.
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Como ganhar dinheiro com a internet
- Publis: existem diversas formas de ganhar dinheiro com a internet. No caso de Camila Pudim, são as publicidades pagas e o Google Adsense. Marcas a procuram e a pagam para divulgar um produto, marca ou serviço;
- Permutas: para quem está começando agora, a influenciadora digital recomenda que o criador de conteúdo faça permutas. Ou seja, entre em contato com algo que já consome e gosta e acerte para fazer uma divulgação em troca de receber o produto ou serviço;
- Pequenas parcerias: não precisa ser uma grande marca, apoie o comércio local! Assim é possível criar uma fidelidade com a sua comunidade, com seu público, com a sua realidade. Pode ser um valor pequeno no começo, mas você pode precificar com o tempo.
- Precifique corretamente: para precificar, estipule o tempo gasto em média com a publicidade e o custo que você tem de produção e dobre esse valor, de forma a receber um lucro e não apenas que o trabalho se pague por si só.
- Monetize: utilize plataformas de monetização em seus canais, como o Adsense, um serviço próprio de criadores de conteúdo, onde é preciso criar uma conta e inserir dados bancários. Quando vincular o seu perfil à plataforma, você passará a receber um valor de renda proporcional às suas divulgações.
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