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Início Coluna Marcos Michalak

Figurino e caracterização de ‘Três Graças’ apostam em cores vibrantes e na ousadia estética

Marcos Michalak Por Marcos Michalak
06/10/2025
Em Coluna Marcos Michalak
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04/10/2025 - Atualizado em 06/10/2025
A nova novela das nove, ‘Três Graças’, aposta em uma estética pulsante e não-realista para contar sua história com o vigor e a intensidade típicos de uma tragicomédia. Todo o conceito visual foi desenvolvido pelo diretor artístico Luiz Henrique Rios em parceria com a diretora de arte May Martins. Juntos, com as equipes de cenografia, iluminação, produção de arte, figurino e caracterização, construíram uma proposta única que traduz a força dos personagens e dos espaços que habitam.
Comandadas por Paula Carneiro no figurino e Gilvete Santos na caracterização, as equipes criativas entregam um trabalho minucioso que reflete a diversidade social, estética e cultural dos personagens criados por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva.
A proposta ultrapassa o naturalismo e aposta em visuais ousados, que traduzem a identidade de cada núcleo da trama. Na comunidade fictícia Chacrinha, a protagonista Gerluce, vivida por Sophie Charlotte, representa uma mulher periférica, funcional e vaidosa. “Ela usa tênis porque atravessa a cidade para trabalhar. Mas também veste blusas decotadas, jeans justos e acessórios simples. É feminina, forte e real”, diz Paula. Na caracterização, Gilvete apostou em cabelos encaracolados, lápis preto nos olhos e batom vinho, além de protetor solar com cor para manter a autenticidade. “É o que dá tempo na correria do dia a dia”, comenta.
Foto: Globo/Estevam Avellar
O cantor e ator Belo, conhecido pelos cabelos loiros, escureceu as madeixas para interpretar Misael, um dos moradores da Chacrinha. Já Bagdá, interpretado por Xamã, deve chamar atenção com peças em animal print e correntes que utiliza no pescoço. Dentre os outros personagens que circulam na comunidade, Joélly (Alana Cabral), adolescente que se descobre grávida, tem figurinos inspirados na moda acessível da periferia. “A moda está nos sites e aplicativos de compras. As meninas têm acesso, gostam de pintar a unha, usar cropped, jardineiras.
Fizemos pesquisa de campo na Brasilândia para entender esse universo”, revela Paula. Já os personagens Raul (Paulo Mendes), Vandílson (Vinicius Teixeira) e Alemão (Lucas Righi) exibem cabelos descoloridos, tranças e tatuagens. “Pesquisei muito nas comunidades de São Paulo. Quis trazer essa vibe real, que a gente vê nas ruas”, afirma Gilvete.
Do outro lado da cidade, o núcleo da elite paulistana revela personagens com visual sofisticado, muitas vezes, à beira do exagero, como no caso de Arminda, interpretada por Grazi Massafera, uma mulher rica e imponente. Gilvete transformou o cabelo loiro da atriz em um tom marrom acobreado. “Arminda é uma mulher paulistana rica, que vive no salão e só anda impecável. Ela dorme e acorda montada”, explica. Paula complementa com figurinos inspirados nos anos 1980: vestidos longos, salto alto, joias expressivas, tecidos esvoaçantes e ombros marcados. “Arminda é como uma escultura dentro da casa. É teatral, autêntica, dona de si”, observa a figurinista.
Foto: Globo/Estevam Avellar
Zenilda, vivida por Andréia Horta, é uma mulher elegante e discreta. “É como se ela morasse em cima de um shopping e descesse para comprar nas lojas de luxo. Usa alfaiataria, tons neutros e se veste para agradar o marido”, conta Paula.
Foto: Globo/Estevam Avellar
Lorena, interpretada por Alanis Guillen, se destaca pelo olhar apurado e consciente. Seu figurino é composto por peças de brechó, misturas ousadas de estampas e uso de couro ecológico, refletindo sua personalidade autêntica e seu embate com o pai conservador. “A Lorena é toda ‘brecholenta’. Ela mistura estampa, cores. E usa gravata. Diferentemente do pai, Ferette (Murilo Benício), ela tem um olhar para o planeta”, afirma Paula, que aposta no visual da personagem como tendência.
Foto: Globo/Estevam Avellar
Ferrette, vivido por Murilo Benício, também passou por uma transformação marcante. Inspirado em ícones como Richard Gere e George Clooney, Gilvete criou um cabelo branco acinzentado, alinhado e mais comprido. “Em geral, o paulistano é ‘na régua’. Corte definido, barba desenhada, tudo impecável. É isso que estamos buscando levar para a tela. No caso do Murilo, foram nove horas no salão para chegar nesse tom. Fizemos mechas invertidas para dar essa mistura de acinzentado com branco”, conta. No figurino, Ferrette veste ternos de gola alta e usa óculos de lente rosa, reforçando sua sofisticação.
Com estreia prevista para 20 de outubro, ‘Três Graças’ é uma novela criada e escrita por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva, com direção artística de Luiz Henrique Rios e produção de Gustavo Rebelo e Silvana Feu. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim.
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Marcos Michalak

Marcos Michalak (@marcosmichalak) é jornalista, apaixonado por cultura, entretenimento e boas histórias. Especialista em televisão e novelas, se destaca com Lives no Instagram e é colunista de AnaMaria Digital, onde escreve sobre bastidores da TV e novelas. Em seu tempo livre, gosta de viajar e estar em meio à natureza. Contato: [email protected]

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