Tempo seco e sobe e desce de temperatura é certeza de aumento dos casos de infecções respiratórias
Nariz entupido, dor no corpo, mal-estar e febre. Esses incômodas estão te atrapalhando por ai também? Calma. Hoje vamos descobrir os sinais que o corpo te mostra e como saber se você está apenas com um resfriado comum ou se já evoluiu para uma gripe já que essa confusão é frequente — e pode trazer riscos se não for bem compreendida.
Resfriado: mais leve, mas incômodo
O resfriado costuma se manifestar com dor de garganta, febre baixa, dores no corpo, nariz entupido e secreção que pode variar da cor clara até a amarelada. Apesar de não ser grave, pode atrapalhar bastante a rotina.
É importante lembrar que esse quadro pode se confundir com a COVID-19. A doença, que inicialmente tinha um padrão pulmonar clássico, hoje — devido às mutações e ao impacto da vacinação — muitas vezes se apresenta de forma semelhante a um resfriado.
Gripe: atenção redobrada
Quando o vírus da gripe se instala, é sinal de que o pulmão foi afetado. Os principais sintomas são tosse persistente, cansaço para respirar, sensação de falta de ar e nariz congestionado.
Existem dois grandes subgrupos de vírus influenza, o A e o B, sendo o grupo do Influenza A o mais agressivo. Pode levar à internação e, em alguns casos, exige tratamento com medicação antiviral, que tem efeito mais adequado se administrada nas primeiras 48 horas.
Só o médico pode confirmar
Embora existam pistas nos sintomas, somente o exame clínico pode determinar se estamos diante de um resfriado, de uma gripe ou mesmo de uma infecção por COVID-19. Por isso, nada de automedicação: ao perceber sinais de agravamento, procure atendimento médico.
Prevenção é o melhor tratamento
Vacinas em dia, boa alimentação, prática regular de atividade física e sono de qualidade são os pilares para manter a imunidade fortalecida. Não existe fórmula mágica para aumentar a imunidade ou evitar gripe, resfriado, influenza ou COVID-19. O segredo é cuidar da saúde diariamente.
Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros
Médico otorrinolaringologista pela UNIFESP
Médico do corpo clínico do hospital Albert Einstein
Especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial.
Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.
https://www.instagram.com/dr.brunobarros/