Você sabia que o ambiente em que vivemos e as relações que construímos são os grandes maestros de nossas emoções? Mais do que um simples ambiente, nosso entorno é uma complexa rede de estímulos que molda, a cada momento, a forma como nos sentimos.
Detalhes como a qualidade da luz, a organização do espaço, a linguagem corporal de quem está por perto e, principalmente, a qualidade da comunicação com as pessoas têm um impacto direto e profundo em nossa saúde mental.
Nossa mente é como uma esponja, absorvendo cada um desses sinais, e o que absorvemos determina se estamos estáveis, ansiosos, felizes ou estressados.
A forma como nos sentimos diariamente é um reflexo direto dessa intrincada dança entre nós e o nosso entorno, desencadeando respostas, inclusive, bioquímicas em nossos sistemas e reforçando assim determinadas dinâmicas comportamentais. Isso produz um impacto em nossa saúde psico-emocional.
Pense nas suas relações com o meio e com as pessoas como um ecossistema: relações saudáveis, baseadas em respeito, empatia, clareza, ordenação e confiança, agem como um sutilizador dos desafios emocionais.
No âmbito biológico a liberação de hormônios como a ocitocina vão diminuir o estresse, promovendo a sensação de descontração e conexão.
Relações tóxicas
Por outro lado, as relações tóxicas – marcadas por críticas constantes, manipulação ou falta de apoio – nos tencionam, fragilizam a potência e a estima e diminuem potencialmente nossa energia. Sentir que você precisa sempre se justificar, que seu ambiente é instável, inseguro, poluído emocionalmente ou que suas emoções são invalidadas pode levar a um estado de alerta constante, resultando em ansiedade crônica, liberação de cortisol e adrenalina em demasia.
Outras desarmonias físicas e emocionais podem se manifestar consequentemente nesses cenários. Nessas interações, a nossa essência é gradualmente esvaziada, e a sensação de que não somos bons o suficiente se enraíza. Poder ter discernimento e força pra escolher, aonde, como e com quem passamos nosso tempo é um ato de lucidez e inteligência.
E aí, como você qualificaria o seu entorno e o impacto das suas relações na maneira em como se sente hoje?
Existem ferramentas técnicas e comportamentais aplicáveis que podem auxiliar imensamente nas mudanças necessárias. Pense nisso, busque ajuda e mude o que for preciso. Sempre.