Se Manuela Dias repetir o fim de Maria de Fátima (Bella Campos) em ‘Vale Tudo‘, a novela promete seguir a ousadia da vilã que marcou a versão original da novela. Ambiciosa e disposta a tudo para subir na vida, a jovem chega a perder quase tudo, mas encontra uma nova forma de se dar bem no último capítulo.
Assim como no clássico de Gilberto Braga, ela não aprende com os exemplos de Raquel (Taís Araújo) e continua apostando em trambiques para alcançar seus objetivos.
Na trama original, Fátima (Gloria Pires) conseguiu separar Solange (Lídia Brondi) de Afonso (Cassio Gabus Mendes) usando armações e mentiras. Dessa vez, a personagem interpretada por Bella Campos repetiu a estratégia ao se aproximar de Afonso Roitman (Humberto Carrão), mesmo sabendo que ele já se relaciona com Solange (Alice Wegmann).
Determinada, a vilã encontra apoio em Odete Roitman (Beatriz Segall na primeira versão). As duas firmam um acordo que beneficia ambas: a empresária aceita ajudar a jovem a se casar com Afonso em troca de que ela também destrua o romance de Raquel com Ivan (Antonio Fagundes). O objetivo de Odete, afinal, é unir Ivan à sua filha Heleninha (Renata Sorrah).
Segundo esse pacto, Fátima teria direito à fortuna da família após dois anos de casamento. O plano dá certo, e ela se casa com o playboy, chegando a morar em Paris. Porém, ao voltar ao Brasil, sua máscara começa a cair.
Qual é o fim de Maria de Fátima em Vale Tudo?
O fim de Maria de Fátima na primeira versão de ‘Vale Tudo’ foi marcado por momentos de desespero. Grávida, a jovem entrou em choque quando Celina (Nathalia Timberg) revelou que Afonso era estéril, uma mentira inventada para testá-la.
Sem apoio, ela até tentou interromper a gestação se jogando da escadaria do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No entanto, a casa caiu de vez quando o herdeiro flagrou a esposa com César (Carlos Alberto Riccelli) na cama. Afonso, então, exigiu que a vigarista realizasse um teste de DNA e, depois que a criança nasceu, foi confirmado que o bebê era fruto do relacionamento com o amante.
O filho de Odete expulsou Fátima de casa com o bebê no colo, e até César se recusou a assumir a criança. Sem dinheiro e sem apoio, a vilã decidiu vender o filho para um casal estrangeiro, mas Raquel conseguiu impedir o crime e recuperar o neto.
Enquanto buscava uma nova forma de se manter por cima, Fátima passou a se envolver com Marco Aurélio (Reginaldo Faria), marido de sua então amiga Leila (Cássia Kis). A ex-secretária, inclusive, apenas assassinou Odete, pois achava que era Fátima que estava atrás da porta no momento em que atirou.
Com o tempo, a filha de Raquel demonstrou novamente sua incapacidade de mudar. Apesar de trabalhar por um período, retomou a vida de golpes ao lado de César. Juntos, os dois conheceram um príncipe europeu disposto a pagar uma alta quantia para se casar de fachada e fortalecer sua carreira política.
O polêmico final de ‘Vale Tudo’
A última cena da vilã no folhetim original é emblemática. Fátima troca alianças com o príncipe, enquanto César observa de perto, deixando no ar a sugestão de que ambos manteriam uma relação às escondidas. Em paralelo, ela implora para que Raquel cuide de seu filho, reconhecendo que não tem condições de ser mãe.
Resumo: O destino de Maria de Fátima em ‘Vale Tudo’ mostra que, apesar das quedas, a vilã nunca abandona a ambição. Entre armações, traições e um casamento de fachada, ela termina a novela mantendo sua essência: a vida de golpes e ilusões.
Leia também:
Nem Odete, nem Solange: saiba quem destrói Fátima no final de ‘Vale Tudo’