O que você acha de ter um robô para limpar a sua casa? Ok, isso não é mais novidade. Mas há tempos eu procurava um robô que limpasse bem os pelos das minhas cachorras e sujeirinhas que ficam grudadas no chão. E há um mês eu venho testando o RV Max Plus, da TP-Link. Gente, ele limpa, passa pano, aspira tapete e ainda esvazia seu depósito sozinho!
Neste AnaMaria Testa de hoje, vou contar como foi meu teste para vocês!
Minha cachorra solta muito pelo e, por isso, eu passo aspirador em casa todos os dias. É bem cansativo. Já tive um robô aspirador, mas ele não dava conta da quantidade de pelos e deixava resquícios pela casa.
Esse modelo que testei agora, o RV 30 Max Plus, deu conta e eu fiquei muito feliz com o resultado.
Funciona assim: você coloca água no dispositivo dele, instala o paninho e pronto. Aí, é só dar play.
No primeiro uso, tive que baixar o aplicativo Tapo e mapear a casa. Foi relativamente fácil. Depois, nomeei o mapa que ele fez, instalei algumas barreiras para ele não sair para o quintal e dei play para uma limpeza rápida.
Ele limpa por ambiente, primeiro limpou minha sala, depois a cozinha e, por fim, o hall de entrada.
Mas como eu tinha deixado a casa bem suja para fazer o teste, eu achei que essa limpeza rápida não foi suficiente. Então, programei no app uma limpeza pesada. Mandei ele aspirar com o máximo de potência, soltar o máximo de água e pasar 3 vezes em cada ambiente.
Foi bem mais demorada, mas acabou a água no meio, dada a área da minha casa, e também acabou a bateria, ele teve que ir recarregar. Depois, ele iniciou a limpeza sozinha. E, quanto terminou, voltou para a base.
Essa limpeza deixou a casa impecável, como se eu tivesse feito manualmente – e olha que sou bem exigente.
Mas não gostei de ter que repor a água e dele ter que recarregar no meio. Então, agora, ajustei novamente meu robô para aspiração moderada, saída de água também moderada e passagem 2 vezes pelo mesmo lugar. Agora, sim, ele dá conta de fazer a casa toda com 1 tanque de água e uma carga de bateria.
Ao fim, ele vai à base, esvazia o seu depósito de poeira e recarrega sozinho.
Uma coisa que ainda não aprendi a mexer é a aspiração de tapetes. Sei que ele faz, mas quando tentei, ele travou, pois a escovinha enganchou. Aí, a limpeza ficou parada à minha espera.
Minhas impressões
O que eu achei mais bacana: poder ligar à distância, monitorar pelo app onde o robô está, chegar e ter a casa limpinha! É muito bom.
O que não curti muito: achei o tanque de água pequena. E só veio um paninho, acho que poderiam vir uns 3, assim, dá tempo de lavar bem e secar entre uma limpeza e outra.
Ainda não esvaziei o depósito maior de sujeira, que é pra onde vai a sujeira que ele aspira diariamente. Lembra que eu falei que ele esvazia sozinho? Pois é, toda essa poeira vai para um depósito maior e de tempos em tempos, precisamos esvaziar, mas ainda não cheguei nessa fase!
Recomendo para quem tem cachorro e criança em casa. É realmente um ótimo ajudante!