Na última sexta-feira (22), o episódio em que um surfista salva mulher de afogamento chamou a atenção na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL). Entre conversas com amigos sobre as ondas, o surfista profissional Denisson Rogério dos Santos, conhecido como Deno Rocha, percebeu a movimentação e não hesitou. Em segundos, ele pegou um bodyboard e nadou até a banhista, que lutava contra a força do mar.
“Eu surfo desde os seis anos. Aqui na Praia do Francês a gente brinca que todo mundo é pescador ou surfista, eu escolhi o surf, mas tenho familiares que são pescadores. A minha vida é essa. Eu sou atleta, participo de competições profissionais e também sou professor de surf há cinco anos”, contou Deno em entrevista ao g1 Alagoas
Após o salvamento, Deno descobriu que a mulher é médica pediatra. “Eu fiquei muito feliz em saber que ajudei uma pessoa que salva a vida de outras pessoas”. O nome da mulher não foi informado.
Essa não foi a primeira vez que Deno protagonizou um resgate no mar. Em outra ocasião, ele conseguiu salvar mãe e filha que se afogavam. Para ele, placas de alerta espalhadas na região ajudam, mas muitas pessoas ignoram os riscos.
“Uma vez eu salvei uma mãe e uma filha e foi bastante satisfatório. A gente já salvou muita gente e o Surf-Salva é um projeto muito importante, pois faz com que nós, surfistas, façamos parte desse processo. Que sejamos inclusos”, destacou.
Leia também: ‘Garota do Momento’: Maisa abre o jogo sobre uso de dublê em cena de afogamento
O que é o Surf-Salva
O Surf-Salva é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas que oferece cursos gratuitos para surfistas e comunidade em geral. A ideia é capacitá-los a identificar situações de afogamento, orientar vítimas e agir rapidamente em emergências.
De acordo com o tenente Alexandre, um dos coordenadores pedagógicos do projeto, a proposta quebra barreiras entre surfistas e bombeiros. “A finalidade é qualificar os surfistas para que ele possa salvar, no meio aquoso. Para que aprenda as técnicas de abordagem, orientação, para que possa entender e identificar uma possível vítima. Quebramos esse paradigma que existia e trouxemos os surfistas para próximo da gente, mostrando que estamos aqui para ajudar”, explicou.
O militar reforça ainda que as placas de sinalização precisam ser respeitadas. “Infelizmente a cultura brasileira é muito difícil. Tem locais aqui no estado que, onde a gente coloca a placa, o barraqueiro vai lá tirar, porque acha que a placa espanta o cliente. Ela serve para salvaguardar as pessoas”, completou.
Resumo: O surfista Deno Rocha salvou uma banhista na Praia do Francês (AL) e destacou a importância do projeto Surf-Salva, que capacita surfistas e comunidade para atuarem em casos de afogamento. A iniciativa do Corpo de Bombeiros mostra que a prevenção e a colaboração fazem toda a diferença na segurança das praias.
Leia também:
Repórter da Globo é agredido em Cabo Frio durante cobertura de afogamento