Empresária, artista da dança, modelo, performer e uma das figuras mais marcantes do Carnaval paulistano, Ivi Mesquita herdou da mãe, Dona Rita — liderança comunitária e referência no samba — o amor pela cultura afro-brasileira, pelo trabalho e pela coletividade.
Iniciou sua trajetória profissional aos 9 anos e, aos 13, já era financeiramente independente. Com quase 30 anos de carreira, Ivi representa a potência da mulher negra brasileira, transitando com autenticidade entre os palcos, a avenida e os bastidores dos negócios.
Nascida no Ipiranga e criada em Itaquera, cresceu na Ala Afro II da Leandro de Itaquera, fundada por sua mãe e hoje liderada por ela, com mais de 35 anos de história. Ali aprendeu a usar a expressão corporal como linguagem e resistência.
Formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP, Ivi une samba, dança afro, hip hop e outras influências em sua arte plural. Descoberta aos 17 anos, estreou no Vai-Vai em 1997, conquistando reconhecimento pela intensidade de suas performances. Foi eleita Rainha do Carnaval Paulistano (2001) e Rainha de Bateria do Vai-Vai (2008 e 2009), além de brilhar como destaque da Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Hoje, continua rompendo barreiras no samba e enfrentando o etarismo com coragem e propósito. Sua presença é um ato político — de resistência, inspiração e transformação.
À frente da MIM Produções há 26 anos, promove eventos com identidade brasileira, atendendo grandes marcas como Nike e Johnson & Johnson. Também comanda, ao lado do marido, a experiência “Dance samba with a São Paulo Carnival Queen”, em parceria com o Airbnb, conectando turistas à essência do Carnaval.
Criou ainda um projeto que reaproveita fantasias de seu acervo no Vai-Vai para celebrar corpos reais e a força feminina, transformando memória em empoderamento. Como empreendedora da moda, fundou o Bazar Estilo Ivi, incentivando a moda circular com estilo e consciência.
Em 2024, estreou como Mestre de Cerimônias no Réveillon da Paulista e, em 2025, participou da Virada Cultural, apresentando grandes nomes da música no palco de Itaquera. Também foi mediadora no evento Encontro com a Corte do Carnaval de São Paulo, no Sesc, reforçando sua atuação como voz ativa da cultura afro-brasileira.
Com carisma, propósito e presença, Ivi Mesquita segue escrevendo uma história de arte, negócios e impacto social, afirmando seu papel como símbolo da força, beleza e diversidade do Brasil.