Cabelos bonitos e saudáveis são uma meta para você? Bom, se a resposta é sim, o cronograma capilar pode ser seu grande aliado. Essa rotina de cuidados para as madeixas não é difícil de colocar no dia a dia e AnaMaria te conta como fazer isso, veja a seguir!
Com uma duração média de quatro semanas, período este adaptável de acordo com o seu cotidiano e a necessidade dos seus fios, este método pode ser feito em casa e envolve a hidratação, nutrição e reconstrução da cabeleira.
Por ser um tratamento amplo, ele é indicado para todos os tipos de cabelo, mas, especialmente, para os fios que estão danificados por tratamentos químicos, poluição, cloro da água ou radiação solar.
Além disso, o processo também beneficia o couro cabeludo. “Nosso couro cabeludo é uma extensão da nossa pele e, só de entendermos isso, conseguimos ter um norte das necessidades básicas que teremos em relação à saúde capilar”, explica a especialista capilar e sócia da Pineapple Hair Brasil, Regina Carralero.
PASSO A PASSO DO CRONOGRAMA CAPILAR
Antes de mais nada, é preciso identificar o que seus fios precisam, se é mais água, a recuparação é possível no momento da hidratação. Caso seja óleo, ele é recuperável com a nutrição. Se é necessário força, ela pode ser restabelecida na fase de reconstrução. A especialista orienta o seguinte passo a passo para estruturar o cronograma capilar, confira abaixo:
- Identifique a necessidade do seu cabelo. Antes de começar a fazer o cronograma capilar, é preciso compreender o que seu cabelo pede;
- Escolha os produtos corretos para o cronograma;
- Organize uma agenda mensal, se possível, com um profissional da área.
Apesar do passo a passo, não existe uma sequência padrão, podendo variar conforme a necessidade dos fios. Dessa forma, são orientados três modelos gerais como ilustra o quadro a seguir:
SEM ERRO
Mas como identificar o que o cabelo precisa? O teste de porosidade é uma das alternativas. Assim como o cronograma, essa testagem pode ser feita em casa e é muito simples: é necessário um copo d’ água e um fio do seu cabelo. Com isso em mãos, coloque o fio no copo com água e espere de 7 a 10 minutos para ver o resultado.
Caso o cabelo boie, seus fios precisam de hidratação, procedimento que ajuda a repor a água dos cabelos, que geralmente é perdida pelo uso excessivo de equipamentos como chapinha, babyliss e secador.
Hidratação caseira para o cabelo: Veja 5 receitas fáceis
Se o fio ficar no meio do copo, ele precisa de nutrição, que é a responsável pela reposição dos óleos naturais dos cabelos, restabelecendo o brilho, maciez e alinhamento das madeixas.
Saiba qual o óleo certo para o seu tipo de cabelo
Já, caso afunde, é necessário focar na reconstrução, que traz de volta a força aos fios, evitando a quebra ao recompor as proteínas e a massa capilar.
Máscaras de cabelo: 8 opções potentes para cuidar das madeixas
Para não errar no cronograma capilar, Regina Carralero dá as seguintes dicas:
- Evite usar determinadas máscaras todos os dias, pois isso pode causar um efeito rebote, deixando o cabelo rígido e oleoso;
- Alterne o uso de produtos de acordo com os cuidados necessários. Uma rotina em que você consegue adequar técnicas e produtos diferentes é sempre mais vantajosa do que contar com uma única máscara de hidratação;
- Evite o uso abusivo de fontes de calor ou qualquer prática que possa causar quebra por dano mecânico e/ou químico;
- Aposte em produtos livres de substâncias extremamente tóxicas para sua saúde;
- Tenha hábitos saudáveis como uma boa alimentação e estilo de vida. No fim, o “básico bem feito” é sempre mais grandioso perto do “muito mal executado”.
Corte químico: 4 dicas para recuperar o cabelo após danos extremos