A atriz Giovana Cordeiro, de 28 anos, surpreendeu ao revelar nas redes sociais que precisou passar por um transplante de sobrancelha. Ela contou que o motivo para recorrer ao procedimento estético foi um acidente com química que deixou uma de suas sobrancelhas completamente sem pelos.
“Em fevereiro de 2024, fiz brow lamination (aquele procedimento que deixa a sobrancelha arrepiada) sem saber que era química forte. Depois, descolori e pintei várias vezes… até que uma sobrancelha começou a sumir. Foi o início da novela que rendeu recorde de perguntas por aqui e por onde eu ia”, escreveu Giovana na legenda da publicação feita na última segunda-feira (11).
No vídeo em que explica o processo, a intérprete de Bárbara em ‘Dona de Mim’ disse que perdeu todos os fios, mas de apenas uma sobrancelha “É tão doido. Misturei uma química com outra química, que claramente não era compatível, mas eu não sabia e aí o que aconteceu? Minha sobrancelha foi de arrasta. E aí a bicha nunca mais voltou”, relatou.
Para recuperar a sobrancelha, Giovana Cordeiro investiu em diversos tratamentos, até que enfim decidiu optar pelo transplante. Ela tentou microagulhamento e até o uso de minoxidil, mas nenhum deles trouxe resultado duradouro.
“Aí crescia um pelinho tímido, fraquinho. Eu usava tanta maquiagem, afinal de contas, eu me maquio quase todos os dias para trabalhar. E aí o pelo não dava conta de criar resistência e ele caía”, comentou.
Foi então que a atriz descobriu a possibilidade do transplante de sobrancelha, técnica semelhante à usada para implante capilar. No procedimento, os especialistas retiram fios de outra parte do corpo e implantam um a um na sobrancelha.
“Eu precisei tirar um tufo de cabelo aqui atrás e implantar fio a fio na minha sobrancelha”, falou sobre a transformação.
Ver esta publicação no Instagram
O que é transplante de sobrancelha?
De acordo com dados recentes da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS) – Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, em tradução livre – o transplante de sobrancelhas é a segunda cirurgia capilar mais buscada pelo público feminino, atrás apenas do transplante capilar, que representa 11% das cirurgias de restauração capilar realizadas mundialmente pelas mulheres.
Segundo o médico cirurgião e especialista capilar da Clínica Pineapple Hair Brasil, José Carlos Maruoka, o transplante de sobrancelhas é realizado em ambulatório com anestesia local.
A técnica mais utilizada é a FUE (Follicular Unit Extraction). “Ela consiste na retirada individual de folículos pilosos [parte da pele responsável pela produção e crescimento do pelo] da área doadora (geralmente a parte posterior do couro cabeludo), que é implantado na região das sobrancelhas”, explica o médico.
Jorge Librelotto, dermatologista especialista em Transplante Capilar e diretor técnico do Grupo Capilar Brasil, afirma que as indicações do transplante de sobrancelhas são variadas.
“Desde falhas naturais e cicatrizes, construção do zero pra quem nunca teve ou perdeu por alguma dermatose, até para simples preenchimentos pra quem já tem, mas quer deixar mais perfeita e simétrica”, explica à AnaMaria.
Apesar de ser indicado para variados perfis, a técnica é contra indicada para quem tem doenças autoimunes foliculares ou problemas gerais de pele no local da implantação.