Greta Thunberg, ativista ambiental de 21 anos, foi detida por policiais holandeses durante uma manifestação em Haia, neste sábado (6). Segundo a agência de notícias Reuters, inicialmente a ambientalista foi detida por um curto período pela polícia local, juntamente com outros manifestantes que tentaram bloquear uma importante rodovia para Haia, capital administrativa dos Países Baixos.
Após ser liberada pela força policial, Thunberg rapidamente se juntou a um pequeno grupo de outros manifestantes que bloqueava uma estrada diferente que levava à estação ferroviária. Lá, ela foi detida pela segunda vez e levada em uma van da polícia.
Greta disse aos jornalistas que protestava porque o mundo enfrenta uma crise climática. “Estamos numa emergência planetária e não vamos ficar parados e permitir que as pessoas percam as suas vidas e meios de subsistência e sejam forçadas a tornarem-se refugiados climáticos enquanto pudermos fazer alguma coisa”, disse ela.
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA
Os manifestantes tentavam bloquear a rodovia A12. A mesma via foi bloqueada diversas vezes nos últimos meses por ativistas que exigiam o fim dos subsídios para combustíveis fósseis. Contudo, nas manifestações anteriores, os policiais direcionaram os manifestantes para outra parte da cidade, sem maiores consequências.
A polícia não comentou os casos individuais, mas afirmou que todos que tentaram bloquear as estradas foram detidos.
QUEM É GRETA THUNBERG?
Greta Thunberg é uma ativista ambiental sueca que ficou conhecida por sua dedicação em combater as mudanças climáticas. Sua trajetória ganhou destaque em 2018, aos 15 anos, quando decidiu faltar às aulas às sextas-feiras para protestar em frente ao parlamento sueco.
Seu objetivo era exigir medidas concretas contra as mudanças climáticas. Esse ato corajoso inspirou milhões de jovens em todo o mundo a se unirem ao movimento “Fridays for Future” (Sextas-feiras pelo Futuro), participando de greves estudantis para demandar ações urgentes na luta contra as mudanças climáticas.
Desde então, a ambientalista se tornou uma figura presente no ativismo climático global. Ela não apenas discursa em eventos internacionais, mas também lidera marchas e pressiona líderes mundiais a adotarem políticas mais decisivas em prol do meio ambiente. Em 2022, Greta foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
Leia também:
Greta Thunberg é detida na Alemanha durante protesto