A cena do acidente de Abel em Dona de Mim pode durar poucos minutos na tela, mas envolveu meses de trabalho e muita dedicação dos profissionais. Para dar realismo a esse momento tão importante da trama, os produtores investiram em uma combinação entre gravação real e tecnologia de ponta.
Além da gravação com Tony Ramos e Silvia Pfeifer nos Estúdios Globo, a maior parte do que o público viu foi criada em computação gráfica, incluindo o carro, o ônibus e até o túnel em 3D. Esse processo complexo exigiu uma equipe especializada para construir e integrar todos os elementos com perfeição.
Na história, Abel está a caminho de buscar Sofia com a advogada Rebeca quando Jacques corta os freios do carro. Sem controle, Abel acaba atingido por um ônibus e sofre uma queda perigosa do viaduto. Essa cena traz um ponto de virada importante na trama, e a atenção aos detalhes na gravação foi essencial para seu impacto.
Efeitos especiais garantem segurança e realismo na cena
Bia Rodrigues, da equipe de efeitos especiais, contou que a gravação da batida com o carro real foi feita com todo cuidado para garantir a segurança dos atores. “Usamos duas bolsas pneumáticas que levantavam o carro para simular a batida lateral, fazendo com que o ator fosse lançado para o lado, mas sem riscos,” explicou ao Gshow.
Além disso, para proteger Tony Ramos e Silvia Pfeifer, os vidros usados foram de silicone cenográfico, que são leves e seguros. “Os canhões laterais disparavam esses vidros com ar comprimido no momento exato, junto com as bolsas inflando, dando um efeito muito realista à cena,” acrescentou Bia.
Computação gráfica cria o cenário e os detalhes da batida
Com a parte real filmada, entrou em cena o time de efeitos visuais, responsável pela criação dos elementos em 3D. Bela Cotrim, designer da equipe, explicou: “Criamos o carro todo em computação gráfica, reproduzindo também o personagem e o túnel em 3D, para garantir um visual natural e coerente.”
Além disso, a equipe simulou toda a batida — o impacto do ônibus contra o carro, os pedaços que voam, o capotamento e a queda do veículo no rio. “Foi um trabalho minucioso para que cada detalhe parecesse real e integrado à filmagem,” comentou Bela.
A composição final une realismo e tecnologia
Depois da modelagem em 3D, Bruno Espozel, outro designer da equipe, explicou a etapa de composição. “Pegamos a cena real e juntamos com os elementos em 3D e outras filmagens para fazer tudo parecer parte da mesma imagem,” disse ele.
Esse processo de composição é fundamental para criar a ilusão perfeita, fazendo o público acreditar que o acidente aconteceu de verdade, mesmo que grande parte da cena tenha sido feita digitalmente.
Resumo: A cena do acidente de Abel em Dona de Mim mostrou a união da gravação real com a computação gráfica para criar um momento impactante e seguro para os atores. Os efeitos especiais e a composição em 3D trouxeram realismo e emoção para a trama, evidenciando o trabalho intenso por trás das câmeras.
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