Amados, é sempre com o coração preenchido pelo amor de Jesus, que desejo a todos um domingo de muitas bênçãos e uma semana recheada de alegria e realizações. Lembrando que preencher é ocupar os espaços vazios e Jesus pode ocupar qualquer espaço vazio em nossos corações e nossas vidas.
Amanhã é o dia em que lembramos uma pessoa muito especial, é dia de Santa Clara de Assis. Clara nasceu em Assis, na Itália, em 16 de julho de 1193. Veio de uma família de posses teve uma infância sem necessidades. Mas desde cedo, chamava a atenção sua preocupação com os mais necessitados.
Como toda família rica, seus pais tinham planos para que ela se casasse com alguém também importante da aristocracia, porém, desde nova, Clara dizia que queria servir aos mais necessitados. E essa vontade foi ainda fortalecida, enquanto ela conhecia a vida de São Francisco de Assis.
Aos 18 anos ela tomou a decisão de realmente seguir uma vida religiosa e praticamente fugiu de casa para ir ao encontro de São Francisco de Assis. Lá chegando ela cortou seus cabelos e fez votos de pobreza, castidade e obediência. Fundou o primeiro convento da Ordem dos Franciscanos, que ficou conhecido como Clarissas. Após sua mãe que se chamava Hortolana ficar viúva, tanto ela quanto suas irmãs, Catarina e Beatriz, também entraram para o convento.
O primeiro milagre registrado de Santa Clara aconteceu quando certa vez, em um momento difícil de muita escassez de mantimentos, as irmãs não tinham o que comer. A cozinheira sem saber o que fazer, disse a Santa Clara que só havia um pão na cozinha. Santa Clara disse: “Tenha Fé, confie em Deus e reparta esse pão em 50 pedaços”. Aconteceu o primeiro milagre creditado a Santa Clara, dezenas de pães surgiram e foi possível alimentar todo o convento por muitos dias.
Um outro grande milagre realizado por ela, aconteceu durante uma invasão, em que os inimigos queriam entrar no convento para saquear e fazer mal as irmãs. Santa Clara, apenas com seu ostensório em mãos, enfrentou os invasores afirmando a força de Jesus Cristo. Seu ostensório começou a brilhar com tanta força, que os inimigos fugiram com medo. Foi canonizada em 14 de fevereiro de 1958 pelo Papa Pio XII.
Santa Clara, rogai por todos nós!
Padre Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração à Santa Clara
Pela intercessão de Santa Clara, ó Senhor Todo-poderoso, abençoe-me e proteja, volte para mim os seus olhos misericordiosos, dê-me a paz e a tranquilidade.
Derrame sobre mim as suas copiosas graças e depois desta vida, aceite-me no céu em companhia de Santa Clara e de todo o santuário.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
TURISMO CATÓLICO – Basílica de Santa Clara, Assis, Itália
Hoje vamos destacar a Basílica de Santa Clara, em Assis, um importante templo católico onde Santa Clara foi sepultada inicialmente em 1253, local que abriga suas relíquias.
Sua construção começou dois anos após a canonização da Santa em 1257 e foi concluída em 1265.
Nas suas paredes podemos observar faixas alternadas de pedra branca e rosa. Torres e arcos imponentes fazem parte do conjunto arquitetônico. O interior é de estilo gótico, com imagens e esculturas que contam a história da santa.