Cada vez mais cedo, as crianças brasileiras estão explorando a internet. Diante desse quadro, é importante que os responsáveis avaliem quando é apropriado introduzir meninos e meninas no mundo da tecnologia, considerando tanto os benefícios quanto os desafios dessa inclusão online.
AnaMaria conversou com Henrique Nóbrega, fundador de uma escola de programação e robótica para crianças e adolescentes, sobre o assunto. Segundo ele, em torno dos três ou quatro anos é recomendável introduzir dispositivos tecnológicos de forma supervisionada e com foco educativo.
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Idade e atividades online: encontre o equilíbrio perfeito para o desenvolvimento das crianças
Jogos e aplicativos pedagógicos podem ser úteis para estimular o desenvolvimento cognitivo e habilidades motoras, mas é crucial equilibrar o uso dessas tecnologias com outras atividades físicas e sociais.
Aos três ou quatro anos, é possível utilizar dispositivos como tablets ou computadores com aplicativos pedagógicos. Quanto à quantidade de horas adequada, é sugerido limitar o tempo de tela a uma a duas horas por dia para crianças em idade pré-escolar e primária.
Isso garante que esse tempo seja balanceado com atividades físicas, sociais e outras formas de aprendizado. Para adolescentes, pode-se considerar até duas a três horas diárias de uso de tecnologia, com monitoramento e orientação dos pais para garantir um equilíbrio saudável.
Existem muitos tipos de aplicativos pedagógicos que podem ser ideais para crianças, dependendo da idade e dos interesses delas. Aqui estão algumas categorias e exemplos de aplicativos pedagógicos: alfabetização e matemática básica e idiomas e cultura.
À medida que as crianças crescem, por volta dos seis ou sete anos, é aconselhável introduzir conceitos mais avançados, como a programação básica.
Essa abordagem visa estimular a criatividade, a resolução de problemas e o pensamento crítico desde cedo, criando um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo.
Incentivar as crianças a terem uma atitude ativa em relação à tecnologia é fundamental, conforme Henrique. Plataformas interativas e jogos que ensinam lógica de programação de forma lúdica podem ser excelentes ferramentas para esse propósito.
Após os dez anos, as crianças têm uma compreensão mais sólida do mundo ao seu redor e começam a se envolver com tecnologias mais avançadas. A introdução da robótica educacional nessa fase permite o desenvolvimento prático de habilidades em engenharia e eletrônica.
No entanto, é crucial criar um ambiente que estimule a criatividade e a exploração de diferentes formas de aprendizado, tanto online quanto offline, sem restringir o aprendizado apenas aos dispositivos eletrônicos.
A supervisão contínua dos pais e educadores é essencial para garantir o uso adequado das telas e da internet.
Além disso, é importante considerar as implicações éticas e de segurança digital desde cedo, abordando temas como comportamento responsável na internet e discernimento em relação aos conteúdos online.
Educar as crianças sobre a importância da privacidade e proteção de informações pessoais é crucial nesse ambiente tecnológico.
Em resumo, o desenvolvimento saudável da relação das crianças com a tecnologia requer um processo gradual e adaptativo, começando desde os primeiros anos de vida, com supervisão e orientação constantes.
O objetivo é criar um ambiente propício ao aprendizado, capacitando as crianças a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mundo digital de forma responsável.
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