Amados, uma abençoada semana a todos vocês. Hoje vamos viajar por séculos, relembrando uma linda história de nossa mãe, vamos olhar a história de Nossa Senhora do Carmo, que teve seu dia lembrado na última quarta feira, dia 16.
A devoção à Nossa Senhora do Carmo tem início no século 4 Antes de Cristo. Primeiro livro de Reis, 17, 2-4: “Então o Senhor Deus disse a Elias: Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do rio Jordão. Você terá água do riacho para beber e eu mandei que os corvos levem comida para você ali”.
Com o passar dos anos pessoas povoaram a região, iniciaram a comunidade dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem do Carmo e fundaram a ordem dos Carmelitas, que com o passar do tempo se tornou uma das maiores ordens da igreja. No início do século 12, mosteiros e conventos carmelitas foram fundados pela Europa, especialmente na Inglaterra. Na mesma época, um jovem religioso eremita chamado Simão, se encantou com as palavras e com o modo de vida dos carmelitas.
Em pouco tempo tornou-se noviço no mosteiro e entregou de tal modo sua vida para aquela comunidade, que foi elevado a líder máximo da ordem na Europa.
Por volta do ano de 1251, os carmelitas estavam sendo severamente perseguidos na Terra Santa e a aflição e a entrega de Simão em orações o fizeram receber uma visita muito especial, a própria Nossa Senhora veio ao seu auxílio, para entregar o Santo Escapulário: “Recebe filho amado este escapulário. Todos que com ele morrerem, não padecerão no fogo eterno. É um sinal de salvação, defesa nos perigos e aliança de paz”!
Simão, que nessa época já era o líder da ordem na Europa, foi em busca de ajuda junto à Santa Sé, que respondeu que declarava a existência legal da Ordem dos Carmelitas, incentivando a criação de mosteiros pela Europa. Simão, inspirado por Maria Santíssima, liderou uma campanha de construção de mosteiros carmelitas que recebiam os perseguidos da terra santa, salvando muitas vidas.
Que essa bonita história que começa 4 séculos antes de Cristo, nos inspire a cada dia a orarmos com amor, clamando a proteção de Nossa senhora do Carmo para nossas vidas! Nossa Senhora do Carmo, rogai por todos nós!
Boa semana, Deus os abençoe!
Padre Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração à Nossa Senhora Do Carmo
“Senhora do Carmo, Rainha dos anjos, refúgio e advogada dos pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós, suplicando-vos que obtenhais a graça que necessito. Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações. Farei de tudo que ao meu alcance estiver, a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.
Agradeço as inúmeras bênçãos que tenho recebido e rogo para que siga sendo meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém”.
TURISMO CATÓLICO – Matriz Paroquial Nossa Senhora do Carmo, Aclimação, São Paulo
Em 1939 aconteceu na cidade de Recife, Pernambuco, o Terceiro Congresso Eucarístico Brasileiro e em comemoração, a cidade de anfitriã ofereceu à cidade São Paulo, uma imagem de Nossa Senhora do Carmo. Logo depois, tradicionais famílias paulistanas da região do bairro da Aclimação, doaram um terreno para que fosse construído um abrigo para a imagem.
No dia 13 de novembro daquele ano, foi fundada a Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Aclimação. Decidiu-se que o terreno doado abrigaria a sede e a imagem da padroeira. Em 1940 tiveram inícios as obras e um fato curioso, é que no porão das escavações foi improvisada uma capela para abrigar a imagem.
Vinte anos depois, a igreja foi inaugurada e até hoje recebe muitos fiéis, celebrações e festas litúrgicas.