O acúmulo de tarefas e a constante falta de tempo muitas vezes nos impedem de explorar os benefícios de passar um tempo sozinha. Ter companhia é ótimo, mas aproveitar a própria presença e incluir na rotina atividades para fazer sozinha é uma chance de se reconectar com a própria essência — além de necessário!
Em primeiro lugar, é preciso diferenciar a solitude e a solidão: a solidão é a sensação de desconexão e isolamento, quando a falta da companhia desejada reflete um sentimento negativo. A solitude, por sua vez, é uma escolha que traz consigo inúmeros benefícios e pode ser uma experiência positiva e enriquecedora.
AnaMaria conversou com Katherine Sorroche, psicóloga especialista em saúde mental da mulher e parentalidade e com Jessica Martani, médica psiquiatra de São Paulo, que compartilham a seguir os benefícios da solitude.
A IMPORTÂNCIA DA SOLITUDE
Na era das redes sociais, onde todos estão permanentemente conectados, em uma sociedade onde prevalece a alta produtividade, é muito importante ter um tempo consigo mesma para recarregar as energias.
“Se reconectar e entender sobre os caminhos que você está traçando para sua vida é muito importante. Além de ser um descanso para a mente, a solitude é uma ferramenta para refletir sobre as próprias emoções. Estar sozinha faz com que a gente comece a se acostumar com a nossa própria companhia e com isso desenvolver a autoconfiança”, explica a psiquiatra.
A especialista observa que muitas pessoas priorizam o entorno: carreira, família, amigos e opiniões das pessoas ao redor, e como consequência, não têm tempo para sentir o que elas realmente desejam.
“Além disso, se afastar das demandas diárias abre um espaço seguro para explorar os próprios pensamentos e sentimentos. São nesses momentos que conseguimos estimular a criatividade e crescimento pessoal”, diz Jessica.
A psiquiatra acrescenta que as mulheres são especialmente afetadas por pressões da sociedade, já que em muitos contextos familiares são responsabilizadas pelos cuidados com a família, filhos, pais idosos e manutenção do lar. Nesses casos, dedicar tempo às atividades individuais pode gerar, inclusive, um sentimento de culpa.
INCLUA ATIVIDADES PARA FAZER SOZINHA NA ROTINA
Nos dias atuais, em que somos absorvidas pelas tarefas cotidianas, parece impossível considerar a possibilidade de passar um tempo sozinha e, muito menos, de conseguir colocar isso em prática. No entanto, acrescentar ao seu dia a dia atividades para fazer sozinha e práticas de autocuidado, incluindo tempos de ‘fazer nada’, são vitais para o bem-estar e manutenção da saúde mental.
“Gosto de chamar esses tempos de autocuidado mental e emocional de tempos de abastecimento, que são completamente diferentes de tempos de descanso. Tempo de abastecimento são momentos para fazer nada consigo mesma, com atividades que vão além do descanso físico, mas que abastecem a alma.”, detalha Katherine.
“Isso pode ir desde uma leitura prazerosa, ouvir músicas, dançar, cozinhar, até fazer uma trilha no fim de semana, correr ou surfar, por exemplo.”, completa a psicóloga.
Promover tempos de abastecimento é como recarregar a própria bateria interna, o que auxilia na redução do estresse. Momentos assim também promovem espaço para reflexões, permitindo colocar em prática mudanças e ajustes necessários para diminuir a exaustão emocional. A psicóloga lista os benefícios das atividades individuais, confira a seguir!
Redução do estresse: momentos de pausa na vida corrida do dia a dia são fundamentais para relaxar a mente e corpo das demandas cotidianas.
Promoção de bem-estar emocional: dedicar um tempo às atividades individuais proporciona o desenvolvimento de maior consciência sobre si mesma. A partir dessas ações, a mulher desenvolve maior consciência sobre suas emoções, necessidades e limites, o que contribui para maior equilíbrio emocional, impactando também a autoestima e a autoconfiança.
Estímulo à criatividade: a introspecção causada pela solitude e tempos de abastecimento estimulam a circulação livre de ideias e alimentam a criatividade, proporcionando uma visão mais ampla e novas perspectivas a respeito de situações e problemas que precisam ser solucionados.
Autoconhecimento: se permitir momentos de autocuidado é também uma via de autoconhecimento, já que desenvolver consciência sobre o que te abastece demanda um exercício diário de presença. Perceber a si mesma e sentir o que esses momentos propiciam em termos físicos e emocionais, possibilitam o resgate de sua própria identidade.
Melhora dos relacionamentos: uma vez abastecida de si, certamente isso irá reverberar nas relações pessoais, seja no casamento, na relação com os filhos, nos relacionamentos sociais e profissionais.
Autonomia, autoestima e autoconfiança: a solitude fortalece a sensação de autonomia sobre a própria vida, desenvolvendo maior confiança em si, contribuindo para a autoestima positiva.
DICAS DE ATIVIDADES PARA FAZER SOZINHA
Faça uma viagem sozinha!
Mesmo que seja uma viagem curta, para conhecer uma cidade vizinha. Um ‘bate e volta’ para explorar lugares diferentes e observar o entorno com atenção, sem precisar alinhar a programação do dia com ninguém, é uma possibilidade de exercitar a autonomia.
Cozinhe o seu prato favorito — e aproveite para tomar um drink
É possível aproveitar a própria companhia dentro de casa, também! Planeje sua refeição favorita ou aquele prato que traz boas memórias à tona. Esses pequenos — mas valiosos — momentos vão te mostrar como aproveitar a própria companhia pode ser agradável e enriquecedor.
Assista aquela série que ninguém mais quer ver
Sabe aquela série que você ama, mas ninguém quer ver? Não espere um parceiro de sofá para maratonar. Prepare um balde de pipoca e coloque os episódios em dia.
Faça caminhadas
Fazer uma longa caminhada não apenas é ótimo para a saúde do corpo, como da mente. A caminhada é uma chance de oxigenar o físico enquanto reflete sobre o dia.
Banho premium e skincare
Aproveite um momento spa em casa: esfoliação, hidratação, máscara capilar e skincare completo. Se tiver a chance de fazer tudo isso à meia-luz, melhor ainda! A iluminação indireta trará uma aura aconchegante para o momento de autocuidado. Aproveite para ouvir um podcast ou sua playlist favorita.
EQUILÍBRIO É TUDO!
Vale destacar que, assim como passar algum tempo sozinha, se abastecendo com aquilo que te faz bem e renova sua energia, é também importante promover momentos de conexões sociais saudáveis.
É necessário que isso se equilibre na rotina e na vida, pois o isolamento prolongado pode levar a outros problemas de saúde mental, ou seja, nada em excesso faz bem. Tudo com equilíbrio!
Leia também:
A importância do autocuidado para manter o bem-estar físico, mental e emocional
Veja dicas fundamentais para estimular o amor-próprio e autocuidado