A brasileira Monique Escapeti estava em Copenhague, na Dinamarca, ao longo da última semana. A viagem fez com que ela viralizasse nas redes sociais por um motivo para lá de inusitado: a surpresa com o odor dos habitantes locais. É verdade que europeus não tomam banho?
Segundo a influenciadora, sim! No, ela se mostrou surpresa com o cheiro: “Se tem uma coisa impressionante em qualquer lugar da Europa é o fedor de cecê”. “O pior é que é inverno, todo mundo está usando casaco, e mesmo assim é um fedor absurdo”.
Escapeti acrescentou que nem mesmo a grande quantidade de roupas e casacos contém o odor – e fica ainda pior no verão: “É desumano, a galera não toma banho”, lamentou a brasileira, que avaliou o odor sentido como “um fedor ácido”.
“Têm acesso aos melhores perfumes, aos melhores produtos, ao melhor tudo e, mesmo assim, não conseguem ter uma higiene, de tomar banho e lavar o sovaco”, continuou a influenciadora, que tem 1000 mil seguidores. Em seu perfil, ela exibe registros por cenários da Bélgica, Holanda e Espanha.
A diferença cultural se dá por conta de hábitos do passado
Ver essa foto no InstagramPROPAGANDA
HIGIENE NA EUROPA
Os europeus não tomam banho realmente ou será que os hábitos de higiene não são tão distintos dos brasileiros em outras partes do continente? Por aqui, é comum encontrar muitos que afirmam tomar banho até duas ou três vezes em um mesmo dia, muito por conta das altas temperaturas.
De acordo com o Painel de Uso de Cuidados Pessoais da Kantar, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. Segundo pesquisa da Procter&Gamble (P&G), o brasileiro toma, em média, 8,5 banhos por semana. Nos Estados Unidos, a média é de 6,5 – ou seja, dois a menos.
Chegando à Europa, os números caem drásticamente: segundo o estudo do Instituto de Opinião e Marketing da França (Ifop), 25% dos franceses não tomam banho todos os dias. As mulheres são mais higiênicas do que os homens. 81% delas se banham todos os dias, contra 71% deles.
E os hábitos de higiene abaixo do ideal não se restrigem aos banhos. Ainda na França, o mesmo instituto mostra que apenas 68% dos franceses higienizam as mãos depois de usar o banheiro. Menos de 30% lavam os mãos após usar transporte público.
Saiba como manter a higiene íntima feminina
RANKING DOS BANHOS?
Em 2015, o ‘Jornal Hoje’ fez um ‘ranking dos banhos’. Segundo a reportagem, o brasileiro ocupava a liderança entre os maiores tomadores de banho por dia. Colombianos, mexicanos e australianos também estavam entre os mais “limpinhos”.
Franceses, norteamericanos e espanhóis estavam entre os que tomam um banho por dia. Por outro lado, apenas metade da população do Reino Unido e Turquia tomavam banhos diariamente. Os chineses eram os últimos: média de um banho a cada dois dias, e mais de 40% um por semana.
O programa da TV Globo usou uma pesquisa realizada pela Euromonitor com base para a reportagem.
Produtos de Higiene e Beleza: vilões silenciosos para a saúde hormonal?