Amados, novamente desejo a todos um abençoado domingo e uma semana repleta da presença do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Na próxima terça feira, dia 24, a igreja celebra uma data especial, o nascimento de João Batista.
Lucas 1, 39-45: “Naqueles dias Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ao ouvir a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu ventre, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e disse: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria dentro de mim”.
João Batista veio para abrir o caminho para Jesus. Marcos 1, 4-8: “João Batista apareceu no deserto, batizando o povo e anunciando esta mensagem: Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados que Deus perdoará vocês. Muitos moradores da região da Judeia e da cidade de Jerusalém iam ouvir João. Eles confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. Ele usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato. Ele dizia ao povo: Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo”.
O trabalho de João Batista teve sua importância confirmada por Deus, quando o próprio Jesus se apresentou à João para ser batizado. Mateus 3, 13-17: “Naqueles dias, Jesus foi da Galileia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia dizendo: Eu é que preciso ser batizado pelo Senhor e o Senhor vem a mim, para que eu o batize? E Jesus respondeu: Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer.
E João concordou. Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: Este é o meu Filho amado, que me dá alegria”.
Que tenhamos a perseverança de João Batista para que possamos levar a mensagem com assertividade, confiança e fé. Uma boa semana a todos, Deus os abençoe!
Padre Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração a São João Batista
Ó glorioso São João Batista, profeta e precursor de Jesus e da intercessão de sua Santa Mãe, grande diante do Senhor pelo dom que fostes enriquecido desde o seio materno e pela fidelidade no comprimento da missão recebida de Deus, ajudai-me a acolher a Boa Nova que anunciastes.
Quero fazer de minha existência uma realização da justiça, do amor, da penitência e da pureza que proclamastes. Alcançai me a graça de pertencer inteiramente ao Reino por vós prenunciado e que está presente entre nós desde o nascimento de Jesus.
Alcançai-me também, meu santo protetor, singular devoção à Virgem Maria que, levada pela caridade e pelo desejo de ajudar, foi com pressa à casa de vossa mãe, Santa Isabel, para serdes abençoado com os dons do Espírito Santo. Estou certo de que, com essas graças e amando até a morte a Jesus e a Maria, salvar-me-ei e, no céu, convosco e com todos os anjos, amarei e louvarei a Jesus e a Maria, entre delícias e gozos eternos. Amém!
TURISMO CATÓLICO – Igreja de São João Batista, Tomar, Portugal
Hoje vamos destacar a cidade histórica de Tomar, em Portugal. Nela, encontramos a Igreja de São João Batista.
Datada do final do século 15, a igreja mantém as características arquitetônicas da época. Em seu interior vemos um púlpito esculpido em pedra, pinturas, estátuas e os tradicionais azulejos portugueses. Uma simples e linda igreja, em uma linda cidade.