A criação de um projeto arquitetônico é a combinação harmoniosa entre funcionalidade e estética, mas algumas vezes certos elementos, como o quadro de energia, podem parecer desafiadores para essa equação.
O quadro de energia é fundamental para a segurança da instalação elétrica de um edifício e precisa ser acessível em caso de emergências mas pode ser que você queira que ele não fique aparente. Mas como fazer isso da melhor forma?
AnaMaria conversou com a arquiteta Marta Martins sobre o assunto e ela sugere algumas soluções interessantes para integrar o quadro de energia de forma discreta ao ambiente. Confira ao longo do texto!
Uma delas é o uso de quadros com molduras finas, conhecidas como filetes, que permitem que apenas a imagem escolhida seja visível, ocultando o quadro de energia.
Além disso, a disposição de quadros de fotos, placas decorativas e obras de arte pode ser uma forma afetiva de esconder o quadro e ao mesmo tempo adicionar personalidade ao espaço.
Considere o tamanho da parede e o espaço disponível para os quadros. Se a parede for grande, você pode optar por um quadro grande como peça central, acompanhado por outros quadros menores ao redor. Se for uma parede pequena, um conjunto de quadros menores pode ser mais adequado.
Pense no estilo de decoração do ambiente. Se for moderno, quadros abstratos ou com linhas limpas podem se encaixar bem. Para ambientes mais clássicos, obras de arte tradicionais ou fotografias emolduradas podem ser escolhas ideais.
Reflita também o tema que deseja transmitir, como natureza, viagens, arte abstrata, entre outros. Escolha cores que harmonizem com o restante da decoração do ambiente. Os quadros podem complementar as cores dos móveis, das paredes ou de outros elementos decorativos.
Uma boa dica é selecionar uma paleta de cores que combine com o ambiente e escolher quadros que sigam essa paleta. As molduras podem fazer toda a diferença na aparência dos quadros. Molduras simples em tons neutros como branco, preto ou madeira natural são versáteis.
Posicione os quadros em uma altura em que possam ser apreciados facilmente, geralmente ao nível dos olhos quando se está em pé. Se estiver criando uma galeria de quadros com várias peças, teste diferentes arranjos antes de fixar na parede para encontrar o layout mais agradável visualmente.
Quais são as melhores plantas para ter em casa? Veja opções para cada cômodo do lar
Existem outras formas de esconder o quadro de energia
Outra estratégia é utilizar portas decorativas que possam ocultar o quadro de energia. Essas portas podem ter acabamentos especiais, padrões ou texturas que se integrem à parede ao redor, adicionando um toque de estilo e funcionalidade ao ambiente.
Móveis planejados também são uma opção eficaz para esconder o quadro elétrico, desde que permitam a ventilação adequada para garantir o bom funcionamento do sistema.
Painéis deslizantes ou dobráveis feitos de materiais como madeira ou metal podem ser projetados para garantir um melhor aproveitamento do espaço e fácil acesso ao quadro de energia quando necessário.
Além disso, soluções mais simples, como o uso de adesivos, papéis de parede ou pintura na mesma cor da parede ao redor do quadro, podem criar uma aparência uniforme e integrada ao ambiente.
É importante ressaltar que, além da estética, a segurança também deve ser uma prioridade ao lidar com o quadro de energia. Ele deve ser feito de material metálico ou não inflamável, não deve estar em áreas úmidas e é aconselhável manter uma distância segura de cômodos com uso de gás.
Em suma, a integração do quadro de energia de forma discreta e funcional ao ambiente requer criatividade, atenção aos detalhes estéticos e priorização da segurança, garantindo assim um espaço seguro e visualmente agradável.
Leia também
Cores para o quarto: como escolher o tom ideal para o ambiente?
Armário de banheiro: como escolher e preservar o material?
Ar-condicionado ou ventilador de teto? Saiba como escolher a melhor opção