Musculação, yoga, corrida, natação. Não faltam opções para manter o corpo em movimento no dia a dia. A prática de atividades físicas faz bem para a saúde e bem-estar, mas cria um outro conflito no dia a dia: os cuidados com o cabelo. Afinal, como cuidar do cabelo antes e depois do treino?
Qualquer que seja, os exercícios físicos podem influenciar na saúde dos fios por meio do suor, calor, do atrito equipamentos e contato com produtos químicos dos meios aquáticos etc.
Felizmente, beleza e saúde podem caminhar juntos em perfeita sintonia e, consequentemente, proporcionar mais qualidade de vida. Veja a seguir quais são os cuidados básicos de cabelo antes e depois do treino!
ANTES DO TREINO
Não tem segredo. O melhor jeito de cuidar do cabelo antes do treino é protegendo os fios de calor e suor. “Se você for treinar pela manhã, não precisa lavar o cabelo, basta usar produtos como óleo capilar e leave-in. O mesmo vale se o treino for de tarde ou noite e o cabelo estiver limpo. Já é suficiente pentear para desembaraçar e usar os mesmos produtos. Mas se o cabelo estiver sujo, um enxágue rápido com água pode ajudar a revitalizá-lo”, explica o tricologista Bruno Lages à AnaMaria.
LEIA: Preciso usar protetor solar para cabelo? Saiba como proteger os fios do sol
Quem faz esportes aquáticos, como natação, também precisa cuidar dos fios e protegê-los do cloro e do sal. Ou seja, antes de entrar na água, vale molhar o cabelo com água doce e usar toucas para ajudar a reduzir a absorção dos compostos químicos da piscina ou do mar.
Cabelo quase pronto para treinar, mas falta um tópico: tem jeito certo de amarrá-lo? Tudo depende do tamanho e do tipo de fio. “Para evitar quebras e danos, é melhor não prender muito apertado. Um rabo de cavalo frouxo ou uma trança solta podem ser boas opções para evitar danos por tração”, indica o especialista.
LEIA: Como prevenir a queda de cabelo e tratar esse problema
O PÓS TREINO
O pós treino já exige um pouco mais de atenção. Isso porque o acúmulo de suor pode ser prejudicial ao couro cabeludo. “Pode torná-lo propenso a problemas como coceira, irritação e até mesmo infecções fúngicas. Além disso, o suor pode secar o cabelo e o couro cabeludo se não for lavado adequadamente”, diz Bruno.
Por isso, a importância de lavar o cabelo após o treino. Bruno indica o uso de shampoo suave e hidratante, além de condicionador para reequilibrar a umidade dos fios. “Se preferir, pode optar por um condicionador leave-in leve para facilitar o desembaraçar”, recomenda.
No caso de esportes aquáticos, é essencial lavar o cabelo com um shampoo específico para remover os resíduos e aplicar um condicionador hidratante.
Já a frenquência das lavagens varia de pessoa para pessoa e levam em conta o tipo de cabelo e estilo de vida de cada um. “Se você suar muito durante o treino, é recomendável lavar o cabelo para remover o suor e os resíduos de produtos. Geralmente é recomendável lavar o cabelo sempre que sentir necessidade, dependendo da quantidade de suor e do acúmulo de produtos”, afirma o tricologista.
LEIA: Veja como manter os cabelos saudáveis no outono
CUIDADO COM O CABELO E COM A PELE!
Agora que você já sabe como cuidar do cabelo antes e depois do treino, já pode aprender a como cuidar da pele também. Isso porque a prática de atividades físicas podem ser prejudiciais à saúde da pele se não forem adotados alguns cuidados.
“Dependendo da atividade física, podemos ter impacto na pele. O suor pode ocasionar na pele a miliária (brotoejas), principalmente nas áreas mais quentes do corpo e de dobras. A natação, assim como qualquer esporte praticado na água, pode ocasionar ressecamento na pele com suas complicações, como coceira e irritações. A corrida pode ocasionar intertrigo (assaduras) principalmente nas áreas de atrito e dobras”, diz Thathyanna Medeiros Lutz dos Santos, Dermatologista do Centro Médico Pastore.
Portanto, é fundamental lavar o rosto antes do treino com um sabonete ou gel de limpeza e, logo depois, aplicar o protetor solar de costume ou indicado por dermatologista – existem algumas opções adequadas para quem pratica atividades esportivas. O ideal ainda é evitar o uso de maquiagem.
LEIA: Saiba o que melasma e como tratar condição
No pós treino, os cuidados não são muito diferentes. Deve-se lavar o rosto com os mesmos produtos e manter a rotina de tratamento da pele prescrita pelo dermatologista. “Esses cuidados valem para qualquer hora do dia, seja manhã, tarde ou noite”, orienta Tathyanna.
LEIA: Skincare: 10 hidratantes faciais incríveis para você garantir