segunda-feira,26 janeiro , 2026
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Bem-estar e Saúde

Quais alimentos incluir na dieta de quem tem endometriose

Estudo conduzido pela Universidade Edimburgo constatou que mudanças alimentares podem aliviar os sintomas da endometriose

Beatriz Cyrino Por Beatriz Cyrino
27/05/2025
Em Bem-estar e Saúde
endometriose

Quais alimentos inlcuir na dieta de quem tem endometriose - Freepik

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

A alimentação pode ser uma aliada importante no controle da endometriose, doença inflamatória crônica que atinge milhões de mulheres. Embora a dieta não substitua o tratamento médico, ela pode ajudar a reduzir dores e melhorar a qualidade de vida.

É isso que constatou a Universidade de Edimburgo, na Escócia, que conduziu um estudo que testou mudanças alimentares em mulheres em tratamento para endometriose com o objetivo de tentar aliviar os sintomas da doença.

PROPAGANDA

Das mais de 2.500 participantes, 45% mulheres que eliminaram o glúten ou os laticínios relataram melhora nas dores. E ainda: 43% das que reduziram o consumo de cafeína e 53% das que diminuíram a ingestão de álcool também observaram alívio dos sintomas.

LeiaMais

Nikolas Ferreira

O que acontece quando uma pessoa é atingida por um raio?

26/01/2026
Burnout parental: pode ser que você não saiba o que é, mas pode estar passando por isso agora

Burnout parental: pode ser que você não saiba o que é, mas pode estar passando por isso agora

26/01/2026

Segundo a ginecologista e obstetra Fabiane Berta, entrevistada por AnaMaria, o que comemos influencia diretamente a inflamação, o equilíbrio hormonal e o sistema imunológico – três pilares fundamentais no desenvolvimento da condição.

PROPAGANDA

O que é endometriose e como ela age no corpo?

A endometriose acontece quando células semelhantes às do endométrio crescem fora do útero, alcançando locais como ovários, trompas, bexiga e intestino. Essas células seguem o ciclo menstrual, inflamando e sangrando, o que pode causar dor intensa, aderências e até infertilidade.

endometriose
Quais alimentos inlcuir na dieta de quem tem endometriose – Freepik

Segundo a OMS, cerca de 10 a 15% das mulheres em idade fértil vivem com a doença no mundo. No Brasil, os dados do Ministério da Saúde apontam mais de 8 milhões de casos. Como é uma doença crônica, a mulher convive com ela ao longo da vida e precisa de estratégias para gerenciar seus sintomas, incluindo o cuidado com a alimentação.

PROPAGANDA

A alimentação influencia na dor causada pela endometriose?

Sim, e a ciência tem comprovado cada vez mais essa relação. Alimentos inflamatórios podem intensificar a dor pélvica crônica, fadiga e sintomas intestinais. Em contrapartida, uma dieta rica em compostos antioxidantes, fibras e nutrientes anti-inflamatórios pode ajudar no equilíbrio hormonal e imunológico.

“Embora a nutrição não substitua o tratamento médico convencional, ela é reconhecida hoje como um pilar fundamental no manejo da endometriose”, afirma a médica. Fabiane explica que, além do alívio da dor, a alimentação adequada também melhora o bem-estar físico e emocional.

Exercícios físicos ajudam contra dores de endometriose?

Como a alimentação atua no corpo de quem tem endometriose?

De acordo com Fabiane, a alimentação influencia diretamente os mecanismos da inflamação, os hormônios e o funcionamento do intestino. Veja como:

  • Regulação da inflamação: Gorduras ruins (como trans e saturadas) aumentam substâncias inflamatórias. Já o ômega-3, presente em alimentos saudáveis, favorece prostaglandinas que reduzem a dor;
  • Equilíbrio hormonal: A dieta rica em fibras ajuda o corpo a eliminar o excesso de estrogênio pelas fezes, evitando sua reabsorção e controlando o avanço da doença;
  • Microbiota intestinal: O intestino saudável controla a inflamação e metaboliza hormônios. Quando há disbiose, o corpo produz substâncias inflamatórias que agravam a endometriose;
  • Estresse oxidativo: Mulheres com a condição costumam ter excesso de radicais livres. Antioxidantes ajudam a neutralizá-los e reduzir a inflamação.

“A alimentação é uma das ferramentas não farmacológicas mais potentes para modular o ambiente inflamatório, hormonal e imunológico da mulher com endometriose”, destaca Fabiane.

Alimentos que devem ser evitados

A médica recomenda reduzir o consumo dos alimentos abaixo, que podem piorar a inflamação e os sintomas:

  • Açúcares refinados e carboidratos simples: doces, bolos, biscoitos, pães brancos e ultraprocessados. Favorecem picos de insulina que aumentam a inflamação e também alimentam bactérias intestinais que desequilibram o sistema imune e hormonal;
  • Gorduras trans e excesso de gordura saturada: frituras, fast food, margarinas, alimentos industrializados, embutidos (como salsicha, salame, linguiça). Estimulam a produção de citocinas inflamatórias, substâncias que agravam tanto a dor quanto o avanço da doença;
  • Carnes vermelhas em excesso e processadas: consumo frequente está associado a maior risco de progressão da endometriose, especialmente pela formação de compostos inflamatórios durante o preparo em altas temperaturas e pela alta carga de gordura saturada;
  • Glúten (avaliar caso a caso): embora não exista uma proibição universal, muitas mulheres relatam melhora dos sintomas, especialmente da dor pélvica e desconfortos intestinais, ao reduzir ou excluir o glúten. Isso se deve ao seu potencial de aumentar a permeabilidade intestinal em quem tem predisposição, favorecendo processos inflamatórios;
  •  Laticínios convencionais (dependendo da sensibilidade individual): podem ser inflamatórios para mulheres com intolerância à lactose ou sensibilidade à caseína. Porém, para quem não tem essa sensibilidade, podem ser fontes importantes de cálcio e vitamina D, que inclusive têm efeito anti-inflamatório;
  • Álcool e cafeína em excesso: o álcool sobrecarrega o fígado, que é o grande responsável pela metabolização dos hormônios, incluindo o estrogênio – central no desenvolvimento da endometriose. Já a cafeína, em grandes quantidades, pode desregular o eixo do estresse, aumentando cortisol e, consequentemente, processos inflamatórios e desequilíbrios hormonais.
endometriose
Quais alimentos inlcuir na dieta de quem tem endometriose – Freepik

“Não se trata de demonizar alimentos, mas de entender que a endometriose é uma doença inflamatória, que responde muito ao que você oferece diariamente ao seu corpo”, explica.

Alimentos que ajudam a desinflamar o corpo

Embora nenhum alimento sozinho cure ou controle a doença, Fabiane reforça que um padrão alimentar anti-inflamatório tem impacto direto nos sintomas. A dieta mediterrânea é uma das mais indicadas:

  • Azeite extravirgem;
  • Peixes ricos em ômega-3;
  • Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas);
  • Verduras e legumes variados;
  • Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico);
  • Frutas (principalmente vermelhas).

Outros alimentos com ação anti-inflamatória potente:

  • Sardinha, atum, salmão, anchova, chia e linhaça;
  • Especiarias: cúrcuma com pimenta preta, gengibre, alecrim;
  • Vegetais crucíferos: brócolis, couve, repolho, rúcula;
  • Frutas vermelhas e cítricas;
  • Chás: chá-verde, chá de cúrcuma, chá de gengibre.

“É o conjunto dos alimentos, em padrão regular e consistente, que tem capacidade de atuar na inflamação e no ambiente hormonal da endometriose”, explica.

Quem tem endometriose pode consumir ovos e laticínios?

Depende da tolerância individual. Os ovos, segundo a médica, são excelentes fontes de proteína e colina, e podem ser consumidos normalmente, salvo em casos de alergia.

Já os laticínios ainda são tema de debate. “Alguns estudos sugerem que o consumo moderado de laticínios, especialmente os ricos em cálcio e vitamina D, pode até ter efeito protetor contra o avanço da doença”, afirma. Porém, mulheres com intolerância ou sensibilidade devem considerar versões vegetais fortificadas.

Resumo: A endometriose é uma doença inflamatória crônica que pode ter seus sintomas agravados ou aliviados conforme a alimentação. Alimentos inflamatórios, como açúcares, glúten e carnes processadas, devem ser evitados, enquanto opções antioxidantes e ricas em ômega-3 ajudam no controle da dor.

Leia também:

Isabella Santoni sobre endometriose: “Se tem dor, vá ao médico”

Tags: alimentaçãodoençaendometrioseinflamação
ANTERIOR

A revolução silenciosa no Direito: como Janaína Campos Catalani une constelação familiar e advocacia para transformar conflitos

PRÓXIMO

Yoga ou artes marciais? Qual técnica escolher para praticar?

Beatriz Cyrino

Beatriz Cyrino

Beatriz Cyrino (@bicyrino) é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo (SP), e integra a equipe de redação do site AnaMaria. Está sempre antenada às últimas tendências e, em AnaMaria, produz conteúdo para as editorias de moda, beleza, saúde e entretenimento.

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paredão BBB

Quem deve sair do BBB 26, segundo os astros

26/01/2026
Harmonia no ambiente promovendo concentração, sono e tranquilidade - Créditos: depositphotos.com / AllaSerebrina

Você sente o ar da sua casa pesado? Veja como renovar a energia do seu lar

26/01/2026
receita de torta de cupuaçu

Receita de torta de cupuaçu com biscoito Maizena

26/01/2026
que horas começa o bbb hoje

Que horas começa o BBB 26 hoje, segunda-feira (26)?

26/01/2026
Rotina tranquila aliada à segurança e forte senso de comunidade - Créditos: depositphotos.com / IgorVetushko

Esta cidade do interior de São Paulo surpreende pela segurança e qualidade de vida

26/01/2026
sessão da tarde

Sessão da Tarde: confira a programação dos dias 26 a 30 de janeiro

26/01/2026

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz | RSVP

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde | FFW

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 10º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas