Ao compartilhar com os fãs que se submeteu a uma endoscopia e uma colonoscopia, Ivete Sangalo, 52, trouxe à tona um tema importante: a prevenção em saúde. No vídeo publicado nesta segunda-feira (5), a cantora aparece internada e aproveita para reforçar que faz os exames anualmente desde os 45 anos.
“O vídeo é leve, mas o assunto é sério”, escreveu Ivete na legenda da postagem. Ela explicou que, desde que atingiu essa idade, adotou as duas investigações como parte de seus cuidados regulares. “Um exame de suma importância”, completou.
No vídeo, a artista detalha a preparação. “Hoje foi dia da mamãe se cuidar. Marquei a minha endoscopia e colonoscopia. Esse líquido, parecendo um suquinho de uva, tomei para dar uma forcinha para o intestino e o exame sair como deve ser feito”, contou, com bom humor.
Ivete ainda relatou, em tom divertido, como sentiu os efeitos do preparo: “Começou um rebuliço, levantei, caminhei disfarçadamente para que o papai [o marido, Daniel Cady] não percebesse. Ele estava estudando, eu caminhando, aí veio Camila [a enfermeira] que me ajudou muito hoje. Fofa. Continuei caminhando e pensei: ‘Meu Deus, tem algo acontecendo nesse corpinho’. Foi aí que avistei o papai, olhei para ele e falei: ‘Preciso ir ali’.”
Depois, brincou com os momentos em que precisou ir ao banheiro: “Entrei no banheiro, passei meu e-mail. Lá vem ela: e-mail passado com sucesso.”
Apesar do tom descontraído, a cantora alertou para a importância de seguir as recomendações médicas. “O mais importante de tudo isso é entender que o exame não dói e tem uma preparação prévia. Consulte seu médico e se cuide”, finalizou
Preciso fazer endoscopia todo ano?
Apesar de ser bastante importante para o diagnóstico de diversas condições gastrointestinais, não é necessário fazer o exame com a mesma periodicidade que um de sangue, por exemplo. Isso varia de acordo com fatores como idade, histórico familiar, sintomas e exames anteriores. A decisão deve ser tomada com orientação médica.
O exame pode ser recomendado para investigar sintomas como dor abdominal, vômito, perda de peso sem explicação, dificuldade para engolir ou sangue nas fezes.
Também é indicado para o acompanhamento de doenças como esofagite ou doença inflamatória intestinal, e para rastrear cânceres, especialmente em pessoas com histórico familiar.
Se a endoscopia inicial detectar alterações, como pólipos, o médico pode solicitar novos exames em menos tempo para avaliar melhor o quadro.
Pessoas em tratamento de doenças no trato digestivo também podem precisar repetir o exame com mais frequência, conforme a resposta ao tratamento.
E a colonoscopia? Ivete Sangalo fez as duas
Assim como a endoscopia, a colonoscopia é essencial na prevenção, principalmente do câncer colorretal, o segundo mais comum no Brasil.
Para quem não apresenta sintomas e tem baixo risco, o exame costuma ser indicado a cada 10 anos a partir dos 45. Mas o intervalo pode mudar conforme o histórico de saúde de cada pessoa.
A presença de pólipos, sintomas como sangue nas fezes e dor abdominal, ou histórico familiar de câncer colorretal influenciam na necessidade e na frequência do exame.
A melhor maneira de saber se você deve fazer uma colonoscopia – e quando – é conversar com um médico. Ele vai avaliar seus fatores de risco e indicar o que for mais adequado para sua saúde.
Ver esta publicação no Instagram
Resumo: Ivete Sangalo compartilhou com os fãs que realizou exames preventivos, como endoscopia e colonoscopia, e destacou a importância desse cuidado com a saúde. A matéria explica quando esses exames são indicados e com que frequência devem ser feitos. Também aborda fatores que influenciam a necessidade de repeti-los.
Leia também:
Tumor cerebral em crianças pode passar despercebido? Entenda o caso de Milena Brandão