A poucas horas de comemorar o Dia do Trabalho, Ana Maria Digital resolveu contar histórias de quem faz o que gosta e por amor. Histórias como a da Ana Maria Ramos, que descobriu a paixão por organizar e cozinhar cedo, ao produzir as festas de aniversário para os sobrinhos.
Formada em Administração de Empresas, foi nos eventos, que Ana encontrou seu legado. Fundadora do Buffet Lua Nova, a empresária realiza cerca de 65 reuniões por mês, dentre aniversários, coffee breaks, palestras, camarins, casamentos e outras possibilidades.
“Descobri a paixão ao servir as pessoas, oferecendo um mix de atendimento com comida afetiva. Hoje existem muitas empresas organizadoras de eventos, mas o diferencial da minha marca é que me envolvo com cada história, cada cliente, expectativa e recepção”, fala.
Colocar a mão na massa é sinônimo de felicidade
Aos 58 anos, Ana administra seu negócio com a ajuda dos colaboradores, já que o marido, Adalberto Bessa, é engenheiro e trabalha em outra área. “Este ano comemoramos a conquista da filha mais velha, Ana Carolina, que se forma em Biomedicina. Já, o caçula, João Vitor deve tentar uma Faculdade federal em algum curso ligado a cálculos porque ama Matemática. Perdi a conta dos salgadinhos, crepes, massas e doces que fiz para complementar a renda e investir na formação dos meus filhos, mas valeu e vale cada pedacinho empregado”, explica Ana.
Ela nunca foi feliz presa em escritórios e sempre foi em busca de propósito. Com essa visão, começou a fazer festas infantis e logo expandiu os serviços. Aos poucos, fez seu nome e passou a trabalhar com licitações e, então, apaixonou-se por prestar serviço para o governo e eventos empresariais. “Tive altos e baixos na trajetória e até roubo de valores na empresa por parte da família, mas dei a volta por cima e estou aqui. Na pandemia fechamos contrato com a prefeitura e servirmos marmitas para moradores de rua. Foi um período delicado, mas muito gratificante, já que Deus me ajudou a realizar essas entregas em um momento tão marcante para todos”.
Ana fala com orgulho do serviço conquistado em meio ao confinamento social e sobre sua postura perante os colaboradores. “Foi gratificante ajudar as pessoas com as marmitas e, claro, também ajudar todos que trabalhavam conosco. Com esse contrato de licitação ativo, não precisamos mandar ninguém embora e ainda contratamos mais pessoas. Sou assim, gosto de estar na ativa, não fico fechada em nossa sede porque quero vivenciar os atendimentos”, verbaliza.
Diversificar serviços é uma das estratégias de ouro
A pedido de Ana Maria Digital, a empresária listou cinco dicas essenciais para quem quer iniciar no mercado de eventos.
- Não delimite os serviços: oferecer uma gama variada de opções faz com que você flexibilize o atendimento e fideliza seus clientes. “Hoje apresento um cardápio variado que vai de coffee breaks a diversos menus como almoços, refeições para festas temáticas, coquetéis, kits lanches, churrascos, comida japonesa, entre outros. Lembre-se que seu cliente de um workshop hoje, faz aniversário mês que vem, ou seja, dessa maneira você aumenta o leque de possibilidades e consequentemente, o faturamento”.
- Esteja em constante aprendizado. A internet oferece tutorais práticos com dicas de decoração, culinária, apresentação e montagem de mesas, além de truques para otimizar tempo. Sendo assim, permaneça conectado e atento às tendências.
- Seja parceiro de sua equipe: ter empatia com seus colaboradores é essencial porque eles são o rosto de sua empresa perante dezenas de possíveis clientes em um evento. “Além disso, ao promover respeito e parceria, você cria uma rede de colaboradores meio fixos e para esse negócio de atendimento a eventos, isso é essencial”.
- Ouça os elogios, mas, principalmente, questione sobre críticas. “Em mais de 30 anos de profissão, aprendi que é preciso estimular o cliente a nos dizer se algo não agradou ou poderia melhorar. Então, não foco somente nos elogios. Para mim o elogio é importante, mas as críticas fazem com que minha zona de conforto não saia de foco”.
- Aprenda que a essência de um evento completo não está apenas na parte gastronômica ou depende somente de comidas deliciosas, mas também na experiência que se cria em torno delas. “Cada evento é único, e eu trato cada cliente como se fosse da família. Além disso, invisto na formação da equipe, os estimulando e oferecendo treinamentos constantes que não apenas melhoram a qualidade do serviço, mas também promovem a valorização do trabalho como um todo”.
A história de Ana é um testemunho de que, ao amar o que se faz e manter a empatia no coração de cada ação, é possível criar não apenas um negócio, mas um legado no mercado de eventos. “Sempre serei otimista e praticarei minha missão que é encantar clientes por onde passo. Em um mercado em constante mudança, a amorosidade e a experiência com profissionalismo é sua melhor arma”, finaliza.